Coaching: uma carreira promissora

Postado por Admincursos | 25 de novembro de 2013 | Deixe aqui seru comentário

Coaching: uma carreira promissora

Ela é destinada para aqueles que gostam de ajudar as pessoas e sentem prazer em aprender com situações diferentes

O coaching ainda é uma área meio nova para aqueles que nunca se espreitaram por ela. Hoje em dia, muitas empresas já adotaram essa tática que tem como objetivo dar as ferramentas para que as pessoas sejam mais efetivas, eficazes e compromissadas para realizarem as tarefas. O coach, do inglês “treinador”, assume um posto de instrutor para aqueles que precisam melhorar a carreira e o ambiente profissional. Sendo assim, o papel dele é encorajar, apoiar e motivar para que ocorra um crescimento dos envolvidos.

De uma maneira geral, o coaching é aplicado pelo coach que atende o cliente que é comumente chamado de coachee. Esse processo pode ser aplicado em um âmbito profissional como no pessoal também. Por se tratar de uma área que se apoia em diversas ciências, como Psicologia e Sociologia, e que aplica técnicas de administração de empresas e de gestão de pessoas, o coaching impulsiona a conquista de metas, de maneira que todos cresçam em conjunto e agreguem conhecimento e aprendizado ao longo da jornada profissional.

Atualmente, essa área é bastante reconhecida e valorizada em grandes empreendimentos e uma pessoa profissionalizada em coaching costuma ser bastante requisitada, pois, em uma equipe nova, às vezes, o líder sozinho não consegue orientar os colaboradores. O perfil para quem quer ser um coach exige a facilidade de ouvir os problemas, especialmente as metas de um cliente, por mais absurdas que possam ser.

Requisitos para ser um coach

Atuar na área de coaching é promover uma atividade com foco no objetivo e na reflexão dos impasses determinados para quem procura esse serviço. Muitos confundem esse profissional com um aconselhador, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O coach não afirmará com toda certeza do mundo o que você deve fazer. Ele apenas dará a orientação e mostrará as premissas e as possibilidades para conquistar aquilo que foi traçado.

O coach também não atua com promessas e deve ser de confiança, pois o cliente ou uma pessoa comum pode requerer um auxílio em estratégias profissionais/empresariais ou em pontos mais delicados. Ele atua em cima de um objetivo e indica a melhor forma de alcançá-lo, o que fica a critério a ser seguido ou não. Independente disso, esse profissional apresentará um plano de ação e instruirá por meio de habilidades e de ferramentas para que os objetivos possam ser conquistados dentro do que o indivíduo precisa.

A área de coaching é destinada para aqueles que gostam de ajudar as pessoas e sentem prazer em aprender com situações diferentes. Atualmente, há formação em pós-graduação nessa área, como também MBAs que promovem a formação para quem quer ser um coach. Você pode recorrer aos cursos online de coaching para se familiarizar com a carreira e depois às instituições credenciadas pelo MEC para ser especializado.

Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Coaching?

O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.

Matricule-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *