Dicas para montar um portfólio

Postado por Admincursos | 21 de novembro de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Dicas para montar um portfólio

Não importa qual seja a sua profissão, ter um embaixo do braço é sempre um diferencial

Muitas carreiras exigem do profissional a criação de um portfólio. Seja nas velhas e ótimas pastinhas ou online, independente de ser designer ou publicitário, por exemplo, apresentar os trabalhos realizados ao longo da carreira para os recrutadores é um atrativo que pode ser um diferencial muito importante entre os concorrentes. Além de mostrar e constatar de que você assinou ou participou de tal projeto, o portfólio é uma maneira de esboçar seu talento e sua criatividade em determinadas situações.

Neste final de ano, a maioria das pessoas procura uma recolocação profissional e nada mais justo que reunir um pouco de coragem e montar um portfólio. A modernização da tecnologia trouxe praticidade, o que fez com que as versões online fossem mais visadas pelos recrutadores por serem de fácil acesso. Se você já tem um currículo na web, anexe um link com os trabalhos realizados, como incremento das experiências profissionais.

No caso de certificados de cursos presenciais, o esquema de guardá-lo em uma pasta é, por vezes, inevitável. Além de ter um portfólio online, você pode ter outro meio para reunir os trabalhos impressos, o que dá mais um acréscimo durante a entrevista de emprego.

Portfólio: seja sucinto!

Na hora de montar um portfólio, pense na qualidade e não na quantidade. De nada adianta levar uma pasta enorme embaixo do braço, sendo que o recrutador só verá uma ou cinco páginas. Pense na relevância de cada trabalho e os inclua em ordem de importância. Mesmo que você tenha muita experiência e muitos projetos e certificados para incluir no portfólio, lembre-se que quem lhe entrevista não chegará até o final da sua coletânea de trabalhos.

Sendo assim, dê valor aos projetos marcantes, que precisou de um esforço criativo maior, bem como certificados de cursos mais influentes. Ao publicar o portfólio online, pense da mesma forma. Crie um site com um template não muito chamativo e nem muito carregado, pois é muito fácil o recrutador desistir de checar o seu trabalho por causa da dificuldade de acessar a página. Pense que a internet é um espaço muito concorrido e há milhões de outros portfólios que competem entre si, especialmente aqueles da mesma área.

Para o portfólio online, incite a curiosidade, com uma chamada interessante. O designer que diagramou uma revista, por exemplo, não precisa colocar todas as páginas dela online ou na pasta. Isso fará o recrutador ter foco em apenas um projeto, sendo que há outros mais interessantes para serem conferidos. Nesse caso, coloque a capa e uma matéria. Simples!

O mesmo vale para comunicadores. Selecione os melhores artigos publicados. Não adianta incluir o PDF inteiro de um jornal, pois isso ofuscará os demais materiais do portfólio. Se você tiver links das publicações, não tem problema fazer uma lista com eles, desde que não seja tão extensa.

Não importa qual seja a sua profissão, montar um portfólio é uma atividade que leva tempo. Por isso, a dica é reservar sempre algum momento do dia para focar somente na organização dele. Trate-o como uma meta e estipule uma data final para conseguir terminá-lo.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos