Logística: um mercado efervescente

Postado por Admincursos | 11 de novembro de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Logística: um mercado efervescente

Com o aquecimento da economia, ainda dá tempo de mudar de carreira e atuar nessa área em constante ampliação

O mercado de logística está sempre à procura de profissionais qualificados que sejam capazes de administrar materiais e recursos de uma empresa. Aqueles que ainda não conhecem muito bem essa área, um dos requisitos para ingressar nela é assumir responsabilidades focadas no controle de estoques e na armazenagem de produtos, bem como o planejamento e a distribuição deles, conforme a demanda. Claro que esses fatores não resumem o trabalho em logística, pois, o primordial, é a relação de confiança com os fornecedores.

No geral, a carreira em logística tem tudo a ver com organização e gestão. Quem quer atuar nessa área, tenha em mente que se lidará com distribuidores de diferentes mercados, seja no ramo atacadista ou varejista. Os horários de trabalho podem não agradar a todos, pois exige pessoas com perfis flexíveis. Afinal, caminhões com produtos costumam chegar em horários nada empolgantes – como a madrugada – e esse profissional precisa compreender que esse tipo de compromisso é de suma importância.

Ingressando no mercado de logística

Para atuar com logística não é necessariamente exigida uma formação em engenheira, profissão comumentemente associada a ela. Quem é formado em administração e economia também pode preencher os cargos dessa área. Porém, o diferencial exigido é dominar informática e falar outras línguas, pois há empresas multinacionais que sofrem com a escassez de mão de obra, pois os profissionais não dominam inglês. É preciso ser dinâmico e organizado para otimizar as tarefas para que não haja desperdício de tempo na hora de realizá-las.

Em logística, o fluxo do trabalho exige rapidez. Além disso, o profissional precisa gostar de trabalhar em equipe e, dependendo do porte da empresa, é bem provável que ocorra alguma viagem externa. Por isso que a flexibilidade é um dos pontos que pesam na hora de recrutar uma pessoa qualificada. Além das áreas de armazenamento, o profissional pode também trabalhar em portos ou aeroportos. Com o aquecimento da economia, especialmente agora em que estamos próximos da Copa do Mundo, é possível pertencer ao universo de logística.

Para não ficar de fora, há quem encare a graduação em administração, economia e engenharia, e depois ingressa em uma extensão ou um curso técnico. Há os cursos online de logística que dão um embasamento importante para que você veja se essa é a carreira ideal ou então para atualizar os conhecimentos sobre a profissão.

Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Logística?

O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.

Matricule-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *