Como manejar os estudos em casa?

Postado por Admincursos | 26 de dezembro de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Como manejar os estudos em casa?

A primeira coisa necessária é disciplina para poder engatar o aprendizado e não se sabotar

Quando uma pessoa opta por um curso a distância, a decisão soa muito simples. Para quem tem a rotina puxada, a chance de estudar em casa cai como uma luva, pois não há preocupações extras, como os meios de transporte, possíveis atrasos e imprevistos. Afinal, dá para manejar horários e não perder nenhuma aula. Essa atitude pode ser tirada de letra para alguns, mas para outros é uma batalha, pois nem sempre dá para ter um ambiente silencioso, sem chances de ser interrompido, sem contar a preguiça e o cansaço que pedem cama.

Estudar em casa exige disciplina, mais que o estudo presencial se formos considerar o tempo curto por dia para ler alguma coisa. Ao contrário da sala de aula, onde há o professor para impulsionar o desejo de aprender, em casa é o aluno que precisa tomar a iniciativa para enfrentar os estudos sozinho para adquirir conhecimento. Parte dele a organização de horários e do ambiente para manter o ritmo. Por isso, o ponto de partida é estipular um horário fixo e ser fiel a ele. Com o costume, será fácil engatar os estudos.

O ambiente também é um fator influente na hora de estudar em casa. Por qualquer motivo é possível se distrair e isso tira totalmente a concentração. Há quem consiga estudar com música outros não, então, é preciso encontrar um meio termo, especialmente se você não mora sozinho. Peça para não ser interrompido no horário destinado aos estudos e tenha um tempo limite todos os dias para se dedicar. É melhor assimilar o conteúdo pouco a pouco ao invés de tudo de uma vez, onde a probabilidade de se esquecer do que foi lido é altíssima.

Assim, entra a regra principal de impor limites a si mesmo. Uma das vantagens de estudar em casa é o horário maleável e a falta de necessidade de cumprir datas, a não ser que seja uma graduação, pois universidades costumam solicitar trabalhos e provas. No caso dos cursos online, isso não acontece, mas é preciso respeitar o próprio corpo. Se você deixou de estudar por 2 dias, não tente abraçar o mundo ao tentar assimilar o que perdeu sem descanso. Trace metas realistas para não perder o fio da meada.

Dormir bem é a parte essencial para fazer com que qualquer estudo ou dia de trabalho renda melhor. O corpo precisa de descanso para que ele continue a assimilar o conteúdo a ser estudado. Se você estiver muito exausto, prefira deixar os estudos para o dia seguinte. Lembre-se que mente cansada não assimila nada.

Estudar em casa também é econômico, mas nem por isso deve ser usufruído de qualquer maneira. É um conhecimento a mais que pode ser agregado ao currículo e à profissão, o que dá vantagem entre a concorrência. Por isso, nunca perca o foco!

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *