Como evitar erros na hora de montar o currículo?

Postado por Admincursos | 6 de fevereiro de 2014 | Deixe aqui seru comentário

Como evitar erros na hora de montar o currículo?

Eis algumas dicas para dar uma repaginada neste documento, sem dar brecha para falhas

Atualizar o currículo sempre é uma tarefa complicada para algumas pessoas que simplesmente se perdem na hora de organizá-lo e se esquecem da hierarquia que os dados precisam ter. A complicação pode surgir na hora de pontuar os trabalhos anteriores, especialmente quem tem muita experiência no mercado. Os erros podem passar despercebidos e, na hora de enfrentar o entrevistador, pode ser um pouco tarde para tentar corrigir as falhas.

Assim, para começar o ano com o pé direito na hora de procurar uma nova empreitada profissional, fuja de alguns erros listados abaixo:

• Fique de olho nos dados de contato. Um número errado pode fazer você perder uma chance no processo seletivo;

• Atente-se as datas de início e conclusão de cursos, pois elas devem estar corretas ou precisas. Use os certificados como garantia;

• Falta de veracidade no currículo, como omissão de experiências profissionais, pode ser descoberta com uma olhadinha na carteira profissional. Seja sincero!

A escolha do modelo do currículo

Atualmente, há profissionais mais ousados que criam versões personalizadas tanto impressas quanto online do currículo. Esse comportamento faz muito sentido para quem trabalha com design, por exemplo, pois ele será também um atrativo diferente e uma maneira de mostrar as habilidades na área. Porém, qualquer modelo que você encontrar na internet pode ser usado, pois a prioridade são as informações.

Tome cuidado para não escolher versões coloridas. Escolha o modelo de currículo padrão, preto e branco, com fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

Hierarquia do currículo

Se você é um profissional que está há muito tempo no mercado, priorize as experiências por elas serem o ponto de foco do recrutador, e depois inclua a formação, os cursos e outros projetos. Aqueles sem experiência podem elencar os dados no sentido contrário, pois a bagagem de aprendizado será o ponto de partida para atrair quem o entrevistará.

Não se esqueça de que as experiências profissionais devem ser listadas da mais recente, ou seja, do último emprego/curso ao primeiro.

Boa sorte na sua nova empreitada!

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *