Categorias: comportamento

Aconteceu uma briga no seu ambiente de trabalho? Nada de ser o Juiz da história!

Fique na sua e fuja de discussões. Você pode ajudar a acalmar a briga, mas nunca tome partido ou pode acabar sobrando para você.

O que você acha mais fácil, tomar partido em uma discussão entre colegas no trabalho ou abster-se de dar sua opinião e ficar na sua? Bem, muitas vezes o que importa não é o que é mais fácil ou não de fazer, mas sim o que se deve fazer. A verdade é que a discussão no ambiente de trabalho prejudica a todos: o ambiente fica comprometido, a unidade do grupo é rompida e com isso a produtividade cai, afetando o desempenho desejado pelos superiores. Mas o pior mesmo é quando ela extrapola os limites dos envolvidos diretamente porque alguém decide tomar partido. Nessas horas, preste muita atenção na sua conduta. A melhor coisa que você deve fazer é guardar a sua opinião para você e deixar que os protagonistas resolvam suas pendengas com a chefia, porque é muito fácil você acabar sendo um “bode expiatório”.

Treinamentos e publicações especializadas sobre o assunto têm feito com que essas discussões tenham diminuído ao longo dos anos, mas elas continuam existindo, sim. Uma pesquisa realizada com mil trabalhadores por uma empresa americana de desenvolvimento e capacitação de líderes, a Fierce Inc., mostrou que 30% de funcionários e executivos discutem com algum colega no trabalho pelo menos uma vez por mês. Bate-boca, gritaria, xingamentos e até agressão física são características de quem não sabe se comportar no trabalho, mas antes de tomar partido entre um ou outro colega, lembre-se de que ninguém é dono da verdade – e toda história tem dois lados.

Na maior parte das vezes o conflito acontece por falta de comunicação, integração, divergência de ideias e até problemas pessoais mal resolvidos que estouram no lugar errado, causando uma verdadeira destruição de um ambiente que deveria ser saudável. Gerenciar esses conflitos não é tarefa fácil, mas cabe aos superiores – chefes, gerentes, diretores etc – restaurar a harmonia e minimizar o impacto da situação. Nessas horas, quem presencia a discussão deve agir de forma a ajudar a restabelecer a ordem, ouvindo ambos os lados, ponderando todas as partes e abstendo-se de tomar partido.

Muitas vezes pessoas descontroladas são capazes de desencadear uma reação de negativa em série, fazendo com que outras sintam-se como ela mesma está se sentindo. Nessas horas você deve se lembrar que a responsabilidade da discussão é de quem está discutindo. Se for necessário resolver um assunto de trabalho com alguma das partes, faça-o de forma profissional e evite tocar no assunto. Afinal, ninguém gosta de abelhudos. Se uma das partes quiser desabafar, no entanto, ouça-a, mas procure manter-se impassível – e, principalmente, qualquer conversa sobre o assunto deve ser de forma reservada. E evite responder a provocações. Lembre-se que aquele velho ditado “quando um não quer, dois não brigam”, é a mais pura verdade.

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