Que tipo de cidadão eu escolho ser?
Postado por Admincursos | 21 de julho de 2014 | Deixe aqui seu comentário
As eleições se aproximam. Vamos estudar nossos candidatos e votar de maneira consciente.
Mais que um exercício de cidadania, o voto é algo de muita importância na vida do brasileiro, que deve escolher bem quem será seu representante. Além do passado do candidato, é importante saber qual sua posição política e os projetos de maior representação. É possível realizar uma pesquisa para verificar o histórico do candidato, além da prestação de contas, em que é possível avaliar se ele é “Ficha Limpa”. Votar consciente é fundamental, afinal, o voto é o maior instrumento da democracia, pois é nele que depositamos nossas esperanças para um futuro com mais prosperidade.
Mesmo com o projeto do “Ficha Limpa” há alguns políticos que conseguiram driblá-lo e tornaram-se candidatos. Para quem não conhece, o Projeto de Lei complementar Lei nº 9.840/1999, de iniciativa popular, tem como objetivo aumentar a segurança do eleitor na hora de escolher o candidato. Foram mais de 1,3 milhões de assinaturas para a elaboração do texto, o qual prevê a negação da candidatura de políticos envolvidos em esquemas de corrupção, com mandato cassado. O período é de apenas 8 anos e também proíbe a candidatura de políticos que renunciaram para evitar a cassação ou que foi condenado por decisão de órgão colegiado, mesmo em segunda estância. É possível fazer a consulta aqui
Outra fonte de pesquisa é a Justiça Eleitoral, que disponibilizou aqui informações a respeito da prestação de contas de candidatos, dos comitês e direção partidários. Na ONG Transparência Brasil há dados, notícias e demais informações sobre a vida dos parlamentares e seu envolvimento com corrupção. Por fim o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral que visa à fiscalização dos candidatos e conta integração com 51 entidades para a segurança do voto.
O eleitor deve pesquisar também a carreira do candidato e sua atuação. Caso o discurso não seja de acordo com sua conduta e atuação, pode ser um indício de que ele não está falando a verdade. Analise as propostas do candidato, o partido, as alianças e se suas promessas são viáveis e não apenas palavras vagas de melhora na saúde, educação, emprego, enfim. Um discurso conivente com a realidade pode se mostrar mais interessante do que várias promessas sem fundamento. Além disso, mais do que votar bem e ter certeza que o candidato irá representar os seus valores e necessidades. É importante acompanhar a vida pública do candidato após as eleições. Seus projetos, posições em relação à pauta, coligações e presença podem ser cobrados constantemente.
Agora se você quer se prepara totalmente para votar de maneira correta, conheça nosso curso de Marketing Político e fique por dentro de todo este universo. Matricule-se Já!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos