A importância do pai na escolha da carreira
Postado por Admincursos | 6 de agosto de 2014 | Deixe aqui seu comentário
O pai tem um papel muito importante na escolha da carreira do filho, tanto para uma escolha positiva quanto negativa, de acordo com seu ponto de vista. Por essa razão o diálogo e as ações do pai devem ser bem pensadas para que ele faça uma boa escolha.
A infância é a época que o pai é mais decisivo na escolha da carreira dos filhos, mas como se comportar? Quais conselhos o pai deve dar ao filho e qual o tipo de influência eles podem causar nessa trajetória? O filho pode seguir os passos do pai, mas isso nem sempre é uma regra, por essa razão ele não pode pressionar o jovem, para que ele não se arrependa. Vale ressaltar que essa é uma oportunidade para que eles possam reforçar os laços e o apoio do pai é de grande importância, mesmo que ele seja contra o caminho que o filho está seguindo. Afinal, é ele quem está vivendo e ser contra pode ser uma barreira na relação entre os dois.
Antes de tudo, o pai deve ser participativo e não apenas prover o sustento da família. É importante que ele tire um tempo para conversar e faça atividades em conjunto, além de visitar sempre a escola, participando das reuniões e eventos junto à comunidade. O pai pode despertar nos filhos sua curiosidade e estimulá-los a estudarem, fazendo com que eles aumentem o interesse em aprender mais. Ele não precisa ser obrigado a estudar se não tiver o interesse e sim orientado quanto à importância de aprender. É aí que começa o diálogo quanto à escolha do emprego que terá quando adulto. Parece cedo, mas tem muita gente que desde criança já sabe o que quer e isso ajuda muito a manter o foco.
A escola não deve ser a única responsável pelo processo educativo e por essa razão os pais devem ser participativos. Alguns deles colocam uma barreira invisível nessa relação, deixando tudo para as mães e apenas cobram os resultados. O ideal é vencer essa barreira e aprender a dosar as cobranças. Dessa forma, o diálogo será mais simples e os filhos também estarão dispostos a escutar mais seus pais. Procure saber também dos interesses dos filhos e quais são seus talentos individuais, que podem ser desenvolvidos desde a infância. O apoio do pai está ligado ao progresso do aluno e, consequentemente, ao seu futuro profissional.
Caso o pai queira que seus filhos sigam seus passos porque já possuem renome no mercado ou qualquer outra justificativa, ele deve deixar claro sua preferência, mas se ele não quiser seguir, não haverá decepção. Se ele puder casar sua profissão com a do pai, participando do seu negócio, por exemplo, já é algo vai aproximar os dois. Por fim, cabe ao pai orientar o filho quanto à vida acadêmica e o mercado de trabalho, passando sua experiência e informando sobre as possibilidades, além dos desafios que irá enfrentar.
Lembre-se que é melhor estar do seu lado do que contra ele nesta que é uma escolha muito importante na sua vida.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você a entender melhor a economia do Brasil. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos