Qualidade de vida no trabalho
Postado por Admincursos | 25 de setembro de 2014 | Deixe aqui seu comentário

O local de trabalho é onde você passa a maior parte do seu tempo. São cerca de 8 horas diárias, sendo que uma semana tem 44 horas de trabalho. Bom, esse tempo que você dedica a uma atividade a fim de ser remunerado, deve ser tempo de qualidade. A qualidade deve refletir-se no seu trabalho e no seu bem estar social, emocional e na sua saúde. Veremos neste artigo estes três aspetos fundamentais da qualidade de vida no trabalho e a sua importância para você e para a entidade empregadora.
Bem estar social
Você é um ser sociável. Eu sou um ser sociável. Faz parte da nossa condição humana estabelecermos relações com outros membros da mesma espécie. Ao trabalhar num local onde existem outras pessoas é fundamental que haja o clima certo para que todos se deem bem. Se você se der bem com seus colegas, seu trabalho rende mais. Este é um benefício para o seu patrão, mas a realidade é que você se sentirá com vontade de ir trabalhar, porque vai encontrar um ambiente bom e pessoas de quem gosta. Se, por outro lado, não houver espírito de equipe, companheirismo, a vontade de ficar em casa é grande e o desejo de se afastar do lugar de trabalho é maior. Daí a importância de conhecer as técnicas para criar um verdadeiro espírito de equipa em todos os que trabalham em um local.
Bem estar emocional
O bem estar emocional está relacionado com o ponto anterior, porém não fica por aí. Quando seu trabalho é reconhecido e valorizado pelos superiores, você sente-se bem e quer fazer mais e melhor. Sua autoestima cresce e sente vontade de continuar a fazer seu trabalho com toda a energia. Esse fator passa também por ter um salário adequado ao trabalho que você desenvolve e ainda, em muitos casos, um reconhecimento especial. Este agradecimento pode ser tão simples como o patrão dar um prêmio de produtividade, oferecer um jantar aos trabalhadores para distinguir os melhores, ou receber o diploma do empregado do mês. Pode ainda passar por uma promoção. Não importa o quê, o que faz bem mesmo é se sentir bem no seu trabalho. Alguns trabalhos provocam muito estresse emocional. Ter qualidade de vida no trabalho é também aprender como lidar com essa situação.
Saúde
Cabe ao patrão garantir que todos os procedimentos sobre a segurança e higiene no trabalho são devidamente seguidos para que os trabalhadores estejam seguros. Porém a saúde dos trabalhadores não depende apenas disso. Existem fatores de risco associados a algumas atividades e todas as regras de segurança devem ser escrupulosamente cumpridas. Além disso, proporcionar uns minutos de descontração entre tarefas, fazendo alguns exercícios físicos orientados, pode ajudar em muito a evitar doenças típicas de trabalhos sistemáticos ou que obrigam a estar muito tempo sentados ou na mesma posição.
Apostar na qualidade de vida no trabalho é apostar no bem estar dos trabalhadores e ganhar funcionários mais felizes e saudáveis.
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