Alfabetização, um processo essencial na vida

Postado por Admincursos | 20 de outubro de 2014 | Deixe aqui seu comentário

Alfabetização, um processo essencial na vida

Você consegue se lembrar da alegria de conseguir escrever a primeira palavra ou ler a primeira frase da sua vida? Para muitas pessoas essa é uma lembrança que se perde no tempo e a maioria de nós se sente como se já tivesse nascido lendo e escrevendo. Mas todo mundo sabe que não foi assim, claro, só que depois que o momento passa, pouca peso se dá a um processo tão importante na vida de todos quanto a alfabetização. O mais impressionante é pensar que, em um país tão grande quanto o Brasil, ainda existem 13 milhões de pessoas maiores de 15 anos analfabetas.

A alfabetização é essencial para que qualquer pessoa possa exercer sua cidadania plenamente. Proporcionar essa ferramenta, que é direito de todos, é um dos maiores orgulhos de qualquer educador. Ver o sorriso de uma criança juntando as primeiras letras e, depois, as primeiras palavras para formar uma frase, só é superada pelas lágrimas nos olhos de adultos que conseguem escrever seu próprio nome pela primeira vez, muitas vezes quando já passam dos 40 anos.

Para driblar a taxa vergonhosa de analfabetos no Brasil é preciso que cada vez mais educadores se dediquem à nobre missão de alfabetizar crianças, jovens e adultos, em todos os cantos desse país tão grande. Porque não haverá mudança política enquanto não houver consciência do direito à cidadania – e é muito difícil reivindicar direitos quando não se sabe ler quais são eles, quando a informação só pode ser passada oralmente e quando é preciso que outra pessoa diga o que se está assinando.

Sem escrita não há história, há apenas a idade das pedras para quem as oportunidades de crescimento são negadas, imposição de uma infância tirada dos bancos da escola para o trabalho braçal. Resgatar oportunidades faz parte da missão de qualquer educador, abrindo as portas de um mundo completamente novo a quem a ignorância é antiga companheira.

Mudar esse quadro é responsabilidade de todos e ser um alfabetizador um privilégio de quem abraça a causa com tanto carinho. Fazer com que o processo de alfabetização seja eficiente, sabendo reconhecer suas falhas e consertando-as requer preparo e especialização, metas cada vez mais fáceis de alcançar através de cursos bem preparados, elaborados com as melhores e mais recentes técnicas de aprendizagem.

Através deles o educador pode especializar-se em alfabetização conhecendo as diferentes teorias educacionais, as variadas formas e estratégias de ensino, conhecendo as principais dificuldades enfrentadas pelo processo de alfabetização e ainda como funciona a alfabetização para jovens e adultos, entre tantos outros módulos que tornam o Curso de Alfabetização dos Cursos 24 horas a ferramenta perfeita para quem toma para si a responsabilidade de fazer diferença na vida de alguém.

Com horários flexíveis, aulas dinâmicas e interativas e certificação reconhecida, o Curso de Alfabetização lança uma nova luz na vida de centenas de educadores que ajudarão a iluminar a vida de milhares de pessoas. Por que se ensinar é um ato de amor, aprender mais para ensinar melhor é uma questão de responsabilidade social.

Conheça em nosso site  Cursos que ajudarão você no processo de aprendizagem dos seus alunos. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *