Aprenda, em 5 minutos, as dicas necessárias para passar a usar corretamente a crase. Chegou a hora de acabar com essa dúvida!
Crase é a junção de duas vogais iguais. Mas dizer isso não basta. Surgem depois as perguntas:
Quais vogais?
Quando posso fazer isso?
E quando tiver dúvidas?
Vamos pegar cada questão e responder, tirando todas as dúvidas.
Quais as vogais?
As vogais, no alfabeto português são 5: a e i o u. Mas para a case apenas vamos juntar a vogal “a” com ela própria. Ou seja, quase que se pode corrigir a definição de case para: é a junção de um “a” com outro “a”. Mas esta é apenas uma forma mais simples para nos ajudar a aprender, certo?
Quando posso juntar as vogais “a”?
Sempre que há a necessidade de usar um “a” preposição com um “a” artigo definido. Este caso usa-se apenas quando o sujeito é do género feminino. Um truque, para termos a certeza que usamos corretamente, é substituir o sujeito por outro de género masculino. Vamos a exemplos que fica mais fácil.
Vamos usar a frase: Vou ao restaurante.
Agora vamos substituir a palavra “restaurante” popela palavra “escola”.
Pare de ler e escreva agora num papel a forma mais correta da frase com essa substituição.
Já está?
Agora confira:
Vou à escola.
Acertou? A sua frase ficou igual a esta?
Parabéns! Você acabou de aplicar a case de forma correta.
Neste caso juntamos o “a” artigo com o “a” preposição e para mostrar essa junção colocamos o acento grave no “a”, ficando “à”.
Vale também lembrar aqui que sempre que nos referimos a horas, usa-se a case, assim como também é usada nas locuções. Vamos ver os exemplos, fica mais fácil:
Saí às 17 horas.
Vou a tua casa à noite.
Esta forma de case que acabou de aprender é a mais comum.
Vamos ver agora outra forma de case, aquela em que se junta a preposição com um pronome demonstrativo. A forma de o fazer é a mesma. Une-se os dois “a” e acrescenta-se o acento, tal como no caso anterior. Os pronomes demonstrativos que admitem case são:
aquele,
aquela,
aqueles,
aquelas,
aquilo.
A case ocorre com estes pronomes demonstrativos sempre que a palavra antecedente exigir a preposição “a”.
Vamos ver os exemplos:
Eu fui àquele supermercado.
Na frase acima pode constar que “Eu fui…” pede a preposição “a”. O mesmo é dizer que eu fui a algum lugar. Esse lugar é específico, daí estar a usar um pronome demonstrativo: aquele. Assim uso a case para juntar “a” preposição com “aquele” pronome demonstrativo, originando “àquele”.
E quando tiver dúvidas?
Guarde esta página nos favoritos para referência futura. Assim, se por acaso surgir alguma dívida de aplicação de case basta voltar aqui e esclarecer.
Receba gratuitamente nosso guia: Como otimizar o tempo nos estudos
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…