Educação Ambiental, uma lição para a vida

Postado por Admincursos | 16 de outubro de 2014 | Deixe aqui seru comentário

Educação Ambiental, uma lição para a vida

O conceito de sustentabilidade está presente atualmente com mais força que em tempos atrás e isso já é um avanço. Contudo ainda há muito a se trilhar e por essa razão se faz necessário ampliar a educação ambiental. Conheça mais sobre ela e como fazer cursos interessantes. 

A educação ambiental é o processo pelo qual as pessoas e a coletividade constroem juntos valores, técnicas, conhecimento e acima de tudo atividades para a conservação do meio ambiente. Trata-se de uma metodologia natural do Homem para atender os assuntos referentes à natureza como um todo, conscientizando para uma utilização sustentável dos recursos naturais. Um dos fatores para sua criação foram as crescentes catástrofes naturais que assolam o planeta há várias gerações, entretanto o principal argumento é a preservação de recursos que viabilizam a vida humana e de outros seres vivos.

Despertar em todos a consciência de que o ser humano faz parte do meio ambiente é uma das diretrizes da educação ambiental, que tenta mostrar que o Homem não é o centro de tudo e tem importância na natureza, sobretudo em sua preservação. Vale ressaltar que desde que a humanidade caminha em sociedade, os indivíduos devem conhecer seu ambiente. A civilização moderna surgiu a partir da descoberta e manuseio do fogo, coincidindo com a possibilidade de modificar o ambiente e por conta dos avanços tecnológicos, muita gente se esqueceu de que dependemos da natureza de forma contínua. A educação ambiental veio para reaver esses valores e a capacidade da atual geração de tirar somente o que for necessário.

A educação ambiental deve ser uma ação constante para que a comunidade possa adquirir uma consciência acerca da realidade mundial, sobretudo da relação que os humanos tem com a natureza e dos problemas causados por sua negligência. É possível despertar o interesse e desenvolver técnicas, valores e atitudes para formar um comportamento direcionado a transformação do ambiente para uma melhora na qualidade de vida. No Brasil, o conceito passou a ser adotado na década de 90 e tem como base na construção de sociedades sustentáveis, articulada, em todos os níveis da comunidade em um processo educativo, com diferentes abordagens, seja de caráter formal ou não formal.

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