Bolsa do ProUni – Como conseguir
Postado por Admincursos | 6 de novembro de 2014 | Deixe aqui seu comentário
Veja como fazer a sua inscrição no ProUni e conseguir a sua bolsa para uma universidade particular
Depois de anos de estudo e dedicação você faz a prova do Enem, passa para uma faculdade particular e ainda consegue uma bela bolsa pelo ProUni, o Programa Universidade para Todos. Sonho difícil de realizar? Nada, você que pensa. Mas para isso é preciso que você entenda perfeitamente como é funciona esse programa do governo federal que pode conceder descontos na mensalidade de até 100%. Antes de mais nada, é importante saber exatamente o que é e como ele funciona, claro. Se engana quem pensa que ele é voltado apenas para estudantes da rede pública de ensino, não, ele contempla também alunos da rede particular desde que tenham sido bolsistas integrais e tenham renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa. O programa contempla ainda os portadores de necessidades especiais e quem é professor da rede pública de ensino básico.
Quem pode se inscrever
Para conseguir uma bolsa integral (para quem tem renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa) ou de 50% (para aqueles cuja renda-familiar é de três salários-mínimos por pessoa) em uma universidade particular é preciso primeiro fazer a prova do Enem e escolher até três opções de cursos quando as inscrições para o ProUni forem abertas. Procure tirar a maior nota possível na prova do Enem, porque ela será um dos principais critérios de avaliação. Depois faça a inscrição, que é aberta duas vezes por ano, colocando seus dados, como nome, CPF, seu número de inscrição no Enem e a senha que você usou para o Enem e um e-mail. É na hora da inscrição do ProUni que você deve escolher, dentre as opções disponíveis para o seu perfil socioeconômico, três cursos com seus respectivos turnos e instituições de nível superior. Você pode mudar os cursos escolhidos se trocar de ideia, contanto que ainda esteja dentro do período de inscrições.
Fique de olho nas seis chamadas consecutivas
Você poderá saber se foi ou não pré-selecionado em um prazo de até uma semana após o término do período de inscrições. A lista é feita com base na sua nota do Enem e nas informações fornecidas, como a renda familiar. Se você o seu nome não aparecer de cara logo na primeira lista, calma: depois dela ainda há mais seis chamadas consecutivas. Aí a dica é ficar de olho no cronograma para não perder nenhuma delas. Dessa lista constará a universidade para a qual a sua bolsa foi liberada e para a qual você deve ir levando todos os documentos que comprovem as informações que você forneceu. Mas atenção, porque você deve ir no prazo estabelecido, caso contrário a sua bolsa é cancelada.
Documentação precisa ser aprovada pela universidade
É nessa hora também que você ficará sabendo se a faculdade aplica ainda algum outro meio de seleção específico, sem cobrança de taxa. Isso fica a critério de cada instituição. A faculdade, então, dará o Protocolo de Recebimento de Documentação do ProUni, com o qual você ficará até a aprovação dos seus documentos pela universidade. Quando a aprovação sair é emitido o Termo de Concessão de Bolsa, garantindo o seu desconto na mensalidade para todo o curso. Se você conseguir 50% de desconto na mensalidade, mas não tiver condições de pagar a outra metade, não desista, porque ela pode ser financiada pelo Fies, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, desde que a faculdade tenha aderido a ele. Agora é ficar caprichar na nota do Enem e ficar de olho nos prazos. Boa sorte!
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos