Como funciona o FIES
Postado por Admincursos | 13 de novembro de 2014 | Deixe aqui seu comentário
Saiba como requerer o Fundo de Financiamento Estudantil e cursar uma boa universidade particular sem problemas com as mensalidades
Com e chegada no Enem os estudantes tem duas preocupações básicas: como será a sua avaliação final no Exame Nacional do Ensino Médio e o que fazer se passar para uma universidade particular. Claro, porque nem todo mundo pode arcar com os custos das mensalidades do ensino privado, mas por outro lado ninguém quer perder a oportunidade de ingressar no ensino superior na carreira que escolheu para si. Mas para isso desde 1999 existe o FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal, feito exclusivamente para financiar a graduação de estudantes matriculados em universidades particulares. Essa linha de financiamento educativo está aberta tanto para quem acabou de prestar o exame e entrar para a faculdade quanto para quem já está nela, mas precisa de uma bolsa de estudo.
O Fies atende também aos estudantes que conseguiram bolsa de estudo de 50% pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), também do governo federal, mas que não têm como pagar a outra metade das mensalidades. No entanto, os alunos que estão inadimplentes com o programa anterior ao FIES – o Programa de Crédito Educativo – não podem usufruir dessa linha de crédito. Também não podem requerir o FIES alunos com a matrícula trancada em todas as matérias, quem tem uma renda familiar bruta superior a 20 salários mínimos e quem já faz uso do FIES em outro curso.
O financiamento, que hoje tem juros de 3,4% ao ano e é operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é assinado através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, mas não precisa mais de fiador, como há alguns anos. Para concorrer ao Fies o estudante precisa estar devidamente matriculado em instituição de ensino particular não gratuita com avaliação positiva no MEC e que seja parceira do Fundo. O financiamento pode ser requerido em qualquer época no ano e a inscrição pode ser feita através do sistema Informatizado do FIES (SisFIES) informando CPF, data de nascimento e e-mail válido. É possível fazer uma simulação indicando o número de semestres do curso, quantos já foram cursados, se já tem bolsa do ProUni, o valor do curso e quanto deseja financiar.
O FIES 2015 oferece condições especiais para que o estudante quite seu financiamento com mais facilidade. Agora, enquanto estiver cursando a faculdade o estudante paga apenas o valor dos juros do contrato a cada três meses. Depois que o beneficiário terminar o curso, há um período de 18 meses para que ele se estabeleça e se inicie na profissão escolhida pagando apenas R$50 por trimestre. Ao fim desses 18 meses o beneficiário quita o saldo devedor do contrato, que pode ser parcelado em até três vezes o período utilizado do FIES, ainda com a possibilidade de serem acrescidos mais 12 meses. É uma ótima oportunidade para quem acredita no próprio potencial e sabe que merece uma boa chance de estudo.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos