Estudar sozinho pode ser uma tarefa muito difícil para algumas pessoas, uma vez que exige disciplina e motivação pessoal. Para estudar sozinho, o profissional, estudante ou funcionário público precisa ter ciência exata daquilo que quer conseguir, do caminho que pretende traçar e dominar algumas técnicas para chegar lá. Saiba que, estudar sozinho, é sim possível e nada que umas boas dicas não resolvam. A principal dica é, na verdade, a escrita. Desde sempre a boa escrita foi importante, mas hoje é um dos itens primordiais em uma disputa de emprego ou no desempenho em um concurso público ou vestibular. Uma boa escrita pode assim, determinar o rumo da sua vida e fazer você sair à frente da concorrência.
Qualquer pessoa, independente da área que cursar, deve ter o domínio da língua portuguesa com as regras gramaticais atualizadas sempre à mão. Essa história de que apenas jornalistas e outros profissionais da área de comunicação sabem escrever bem é uma inverdade. Obviamente que eles têm mais facilidade com a escrita e estão em um terreno conhecido, além de ter experiência nesse campo, mas, qualquer pessoa pode desenvolver uma escrita coesa e inteligente a partir de treino.
Por mais que um estudante seja incrível na sua área do conhecimento, como Engenharia da Computação, por exemplo e por mais que um profissional da área de TI também seja dedicado, esforçado e inteligente no seu trabalho, ambos perderão pontos se tiverem uma escrita subdesenvolvida. O mercado competitivo vê como item básico o domínio da escrita dos profissionais que contratam, seja qual for a área, pois escrever bem significa se comunicar bem e, na era da comunicação, não há como deixar isso de lado.
É quase certo que, em algum momento da sua vida será exigido que você desenvolva um documento, organize informações, discorra sobre algum tema e é nessa hora que você deve estar pronto para mostrar seu potencial. Para escrever bem é preciso ler bastante, essa é uma das dicas fundamentais, pois é estatístico: pessoas que começaram a ler livros desde cedo, quando crianças possuem um vocabulário mais rico e facilidade com a escrita. E, por mais que este não seja o seu caso, nunca é tarde para começar. Você pode começar a adquirir livros que te interessem e ler a partir de agora, você verá que, em pouco tempo já será percebida uma diferença marcante e positiva na sua escrita.
Procure sempre ao terminar um livro fazer uma resenha sobre ele, explorando os pontos positivos e negativos da obra, exponha na forma escrita seu ponto de vista e opiniões. Uma outra dica que poderá agregar ao seu conhecimento é realizar o curso “Escrita e Redação” do Cursos 24 Horas, em que, a partir do aconselhamento de um professor em vídeo aulas você poderá captar dicas, ler apostilas, enviar redações para correção e assim aperfeiçoar a técnica ganhando um certificado ao final do curso. Os cursos costumam ser rápidos, este, por exemplo, tem duração de 35 horas e nesse curto período você irá aprimorar seus conhecimentos e descobrir que escrever bem não é talento e sim técnica. Boa sorte!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…