O que faz um CEO (Chief Executive Officer)

Postado por Admincursos | 1 de janeiro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

O que faz um CEO (Chief Executive Officer)

Você sabe o que essas três letrinhas significam e qual a sua função? Saiba porque elas são tão importantes no mundo de hoje.

Essas três letrinhas têm aparecido muito de um tempo para cá, mas a verdade é que, apesar de estar implícito que é um cargo importante em uma empresa, muita gente não sabe bem o que é nem o que faz um CEO, ou Chief Excutive Officer. Na verdade, esse é um nome novo para uma função antiga, a de diretor executivo, diretor-geral, superintendente ou mesmo presidente – ele é o cara que está lá em cima. Mas se você tem planos para o seu futuro e não pretende ficar a vida inteira estagnado na mesmo função ou emprego, é bom se inteirar sobre o que o CEO faz de verdade e começar a traçar a sua estratégia de crescimento para chegar lá. Além disso, é de grande ajuda também quando você chega a uma entrevista de emprego ou está começando em sua nova empresa e alguém fala a respeito do CEO – sabendo o que ele faz fica muito mais fácil não cometer nenhuma gafe.

Pois é, o CEO é a pessoa de maior autoridade na hierarquia da empresa, aquela que manda em todo mundo. Ele pode ser o diretor-geral, o diretor-executivo, o superintendente, o presidente, tenha o nome que tiver, ele só não é maior em termos de poder do que o dono, que, claro, também pode ser o CEO, ou o presidente do conselho, também chamado de “chairman”, principalmente nas grandes empresas e nas multinacionais. Nas pequenas e médias empresas, no entanto, normalmente o próprio dono é o CEO, três letrinhas que parecem ter muito mais peso e importância do que as antigas denominações tradicionais. O uso delas, responde também a estratégias da empresa, como, por exemplo, a globalização, já que a terminologia é mundial e pode facilitar a comunicação tanto entre empresas, quanto entre empresa e profissionais.

Há casos, ainda, em que a empresa tem CEO e presidente, nesse caso, então, quando as duas funções existem concomitantemente, a maior representatividade recai sobre a segunda função. Por outro lado, a moda da sigla começada por “C” não para por aí, apesar de CEO ser amais conhecida. Há ainda o COO, ou Chief Operator Officer, ou chefe de operações, que normalmente é o braço direito do CEO; o CFO, ou Chief Financial Officer, que na verdade é o diretor de finanças; o CIO, ou Chief Information Officer, ou Chief Imagination Officer, que é quem controla a estratégia por trás da tecnologia; o CTO, Chief Technology Officer, que é quem comanda a estrutura por trás da tecnologia; o CHRO, ou Chief Human Resources Officer, ou diretor de Recursos Humanos e o CMO, Chief Marketing Officer ou diretor de Marketing; entre outras siglas.

Mas o mais importante, no entanto, além de você saber direitinho a quem está se referindo exatamente, é compreender que ninguém chega a uma posição dessas sem preparo. É preciso muito investimento de tempo e disposição para fazer cursos que agreguem valor à sua profissão, que ampliem o seu espectro de conhecimento e o projetem para posições de destaque na empresa, como um curso de Escrita e Redação, por exemplo. Afinal, nem sempre o português da escola é suficiente para passar suas ideias com clareza por escrito, e há profissionais com níveis de pós graduação que enfrentam essa dificuldade. Não deixe que nada impeça seu crescimento, aproveite as oportunidades que os Cursos24Horas oferecem e abra seu caminho para o futuro. Provavelmente três letrinhas poderosas o aguardam.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos