As diferenças entre MBA e Pós Graduação

Postado por Admincursos | 9 de março de 2015 | Deixe aqui seru comentário

As diferenças entre MBA e Pós Graduação

Há dois tipos de curso de pós – graduação: a pós-graduação em lato sensu e também a pós-graduação em strictu-sensu. Em relação ao lato sensu ele se refere a um curso elaborado nos moldes tradicionais, ou seja, de como é conhecida uma pós-graduação. Quando o aluno o conclui recebe o título de especialista. Em relação ao Strictu Sensu, ele tem uma duração superior, e quem o conclui recebe o título de mestre ou de doutor.

A pós-graduação em lato sensu compete com o Master in Business Administration(MBA): tem a duração mínima de 360 horas ao longo de um ano e meio. Os seus destinatários são jovens que terminaram há pouco a sua licenciatura, com pouca ou nenhuma experiência em termos de mercado. Tem uma abrangência muito maior em termos de disciplina e uma complexidade teórica maior quando comparado com um Master in Business Administration. Uma pós-graduação está adequada ao mercado, dando a preparação que um profissional necessita para enfrentar o mercado de forma mais eficiente. Não é, todavia, uma garantia imediata de emprego. É apenas mais uma ferramenta. Mas uma ferramenta bastante forte.

Para fazer parte de um Master in Business Administration, o aluno necessita de ter pelo menos uma experiência de dois anos de mercado. O curso aborda disciplinas mais específicas e orientadas para a área de gestão. Quem concorre a um Master in Business Administration quer dar uma orientação mais empresarial à sua carreira. Há dois tipos de MBA: o executivo(para alunos mais experientes) e o tradicional. O MBA Executivo está no mesmo plano de um mestrado. Com este certificado o aluno pode aprender a lidar com a gestão diária de uma empresa, bem como estar a par do mundo dos negócios no geral.

A decisão de concorrer a uma pós-graduação ou a um MBA depende do tipo de pessoa, e da orientação que ela pretende. É necessário entender se o aluno pretende algo mais genérico, ou então algo mais específico, mais orientado a uma empresa, como é o caso do MBA. Nesta equação entram como variáveis a experiência do aluno, bem como o tipo de objetivos que este tem para o futuro. Quer a pós-graduação quer o MBA são boas escolhas e, por certo, farão a diferença no futuro profissional de quem opta por uma delas.

 

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *