Quais são as 4 coisas que todos os líderes devem saber?
O que vai determinar se um profissional pode ou não ganhar uma determinada promoção na empresa é a sua demonstração de esforço e comprometimento com seu trabalho. Mas, caso a promoção realmente aconteça, será que você vai saber mesmo administrar um cargo de chefia e comandar uma equipe, um departamento inteiro ou mesmo boa parte da empresa? A mudança de um cargo de funcionário para um cargo de chefia pode ser maravilhosa quando estamos falando de título e reconhecimento na empresa, mas pode significar também absolutamente o oposto se o promovido não tiver as manhas para desenvolver este cargo e efetivar sua cadeira de chefe.
Um líder novato tem à sua frente um vasto caminho a ser percorrido e pavimentado até ser capaz de desenvolver a autoconfiança, a assertividade e o senso de empreendedorismo que o cargo requer. Para construir sua imagem na empresa e começar com o pé direito, é preciso seguir 4 estratégias que irão facilitar o caminho das pedras e ajudá-lo a chegar lá mais rapidamente. A primeira estratégia é lembrar sempre de que você não é mais um funcionário que executa trabalhos individualmente, isto é, o que você fizer de agora para frente não vai ser isoladamente, mas com a presença e a participação de toda a sua equipe. A estratégia de um líder nesta tarefa é saber definir metas apropriadas para cada equipe ou funcionário a fim de realçar os pontos fortes de cada um e formar uma equipe que trabalha em maior sincronismo.
A segunda estratégia para um líder de sucesso é saber comportar-se de acordo com a ocasião, visto que o chefe é o que influencia e engaja parceiros e colaboradores. É primordial que o líder atenha-se à costumes, origens, etnias e culturas diferentes, pois com isso ele consegue uma maior aproximação não só de seus colaboradores, mas principalmente de seus futuros clientes. Com a capacidade de maior aproximação de seus clientes e uma visão mais abrangente do que estão ao seu redor, temos a terceira estratégia em vista, que é saber traçar rotas certeiras e visionárias para o futuro da empresa. Um líder que se preze deve sempre estar um passo adiante dos problemas que possa vir a enfrentar num futuro próximo, e para isso deve ter olho clínico para poder considerar todas as circunstâncias e saber prever os problemas antes que eles se instalem.
Como quarta e última estratégia, temos o desenvolvimento conjunto. Para isso, existem processos de feedback, o famoso e tão aclamado coaching, entre outros programas que ajudam no desenvolvimento da equipe. Investir no desenvolvimento dos funcionários reflete diretamente no processo de produção da empresa, e através disso, o líder ganha a confiança, o reconhecimento e uma parceria mais próxima dos funcionários.
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