Em conflito com colegas de trabalho? Saiba como agir
É natural do ser humano entrar, por vezes, em conflito com seus ambientes de convívio. No entanto, quando isso ganha uma frequência exacerbada e tudo vira motivo para explodir, significa que as coisas não estão tão normais assim. E quando isso acontece no ambiente de trabalho a coisa fica ainda mais complicada. Mas como será que devemos nos comportar para criar um ambiente mais saudável e tolerante em um ambiente de trabalho?
Sabemos que com uma carga horaria de trabalho de 40 horas ou às vezes bem mais do que isso, fica muito fácil arranjar motivos para descontar o estresse do dia a dia. Entretanto, devemos lembrar de que a grande maioria dos ambientes de trabalho possuem pessoas de diferentes personalidades, habilidades, valores, culturas, interesses, experiências empresariais e estilo de vida. Essas diferenças podem tanto servir para uma construção mais saudável de uma equipe como também pode levá-la ao caos total, e se a equipe não tem uma relação interpessoal mais fortalecida e confiável, será muito mais difícil ela conseguir prever possíveis conflitos, resolvê-los, além de deixar brechas para conflitos e discussões por falta de paciência e respeito dos profissionais.
Veja a seguir algumas dicas que separamos para auxiliá-lo:
Boa interação, bom relacionamento
Uma das dicas cruciais para mantermos um ambiente agradável e sabermos que, caso algo venha a acontecer, teremos a atenção dos demais, é saber relacionar-se bem com os outros colegas de trabalho. Esta interação precisa ser mais descontraída e trazer temas de interesse coletivo, não focando somente em assuntos de trabalho, a fim de despertar o bom humor e a parceria de seus colegas. Atenção! Interação não necessariamente significa que você precisa puxar o saco de alguém, mas apenas criar um ambiente agradável e comunicativo. Além disso, se você quiser aguçar este vínculo, pode convidá-los para almoçar, criando um network mais construtivo.
Desenvolva a paciência
É muito comum levarmos as críticas para o lado pessoal e querermos atropelar as ideias dos demais, expondo nossa ideia como se fosse a verdade absoluta e a que mais serve para a resolução do problema. Porém, é óbvio que isso nem sempre é válido e que as críticas construtivas podem ajudar-nos a mudar para melhor. Por isso, saber ouvir a ideia de todos que se propuserem a falar e aprender a aceitar as críticas de seus colegas de trabalho são ótimas estratégias, além de criarem um vínculo de participação e confiança entre toda a equipe.
Colhemos o que plantamos
Ser amigável e estender a mão para ajudar a quem precisa é outra base para se manter um bom relacionamento na empresa. Além disso, você vai despertar neles o mesmo gesto, podendo receber a ajuda certa na hora certa e reduzir a sobrecarga de ambos os lados. Outra coisa interessante a se fazer é demostrar gratidão sincera quando obtiver ajuda ou conselhos, pois isso estimula o retorno.
Algumas outras fontes de conflitos como fugir dos problemas, fazer fofocas sobre a vida pessoal de alguém ou nadar contra a maré da empresa devem ser evitadas para preservar a saúde da empresa e não sobrecarregar ainda mais o clima estressante e rotineiro do ambiente de trabalho.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…