O que fazer antes de uma prova importante

Postado por Admincursos | 6 de abril de 2015 | Deixe aqui seru comentário

O que fazer antes de uma prova importante

O que fazer antes de uma prova importante?

Primeiramente, estar nervoso para fazer uma prova é mais do que comum, e de certa forma é algo positivo, porque desperta no indivíduo a vontade de preparar-se melhor para conseguir os pontos necessários. No entanto, existem alguns pontos importantes que podem ser avaliados para que o estudante não fique com aquela sensação de que não está preparado para a prova e se sinta mais confiante e ao mesmo tempo preparado para o dado dia.

Material de estudos
O primeiro ponto a ser destacado é o material de estudos. É primordial que o estudante conheça o material a ser estudado antes de começar a folhear e estudar tudo o que encontra pela frente. Além dos livros didáticos, o estudante deve selecionar também o material on-line que estudará através da internet. Escolha um material que tenha exatamente o conteúdo procurado, e que as explicações do mesmo, sejam amplas e compreensíveis para você.

Resuma o que é mais relevante
Resuma as informações que merecem mais relevância, formule perguntas e respostas e tente não passar para o próximo passo sem ter compreendido o primeiro, pois isso gera um atraso na aprendizagem e evita que você tenha que retornar para reaprender posteriormente.

Teste-se
Dias antes da prova, uma dica que sempre ajuda no preparatório para uma prova, em especial na hora da revisão, é o estudante formular um teste para si mesmo com o conteúdo estudado para que ele próprio possa avaliar o que conseguiu absorver mais e o que ainda precisa ser acrescentado. Melhor ainda, se o teste for dentro dos moldes da avaliação e com um determinado tempo limite para uma simulação mais realista. Assim, você terá a chance de medir seus conhecimentos e chegar mais preparado para as questões no dia da prova.

Alimentação apropriada
O que comumente acontece nos dias que antecedem a prova é o estudante deixar a questão de saúde de lado e se afundar nos livros de estudos. Isso, porém, está longe de ser o recomendável. Como sabemos, o que comemos vai acabar influenciando, tanto no nosso corpo físico como também no funcionamento de nosso cérebro. Por isso, uma alimentação leve e equilibrada torna-se fundamental para manter a mente funcional, como por exemplo, a base de frutas, cereais integrais, sucos, saladas, arroz e carnes brancas. Lembre-se de que seu corpo precisa estar o mais saudável possível no dia da prova, assim você estará concentrado e com desempenho 100%.

Às vezes, menos é mais
Um dia antes da prova, principalmente se já estiver anoitecendo, deixar tudo de lado e descansar a cabeça é o aconselhável. Para aqueles que tiveram a responsabilidade de sentar-se e estudar como planejado, agora podem descansar os neurônios e relaxar até a hora da prova.

Estudar excessivamente e sem pausas até a hora da prova, deixando de se alimentar direito e principalmente dormir, não só afeta a concentração e aumenta a ansiedade na hora da prova, mas deixa o estudante muito mais vulnerável a ter lapsos de memória na hora em que mais precisa dela. Portanto, o melhor mesmo é terminar os estudos pelo menos 12 horas antes da prova e tirar uma soneca para chegar reabastecido e pronto para o dia tão aguardado.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *