5 dicas para criar um diferencial para o seu comércio
Postado por Admincursos | 21 de maio de 2015 | Deixe aqui seu comentário
É sempre bom lembrar, entretanto, que o comércio abrange várias áreas do conhecimento, como Gestão e Liderança, Marketing, Informática, Recursos Humanos, Direito, Marketing de Relacionamento, Contabilidade, Administração e até Meio Ambiente. O ideal é que você aproveite a flexibilidade dos cursos online e invista na sua formação, assim você estará apto a compreender e a lidar muito melhor com o mundo dos negócios, criando diferenciais que alavanquem o seu comércio. Aqui você encontra 5 dicas básicas que também vão ajudar bastante.
Não adianta você se jogar de cabeça em um empreendimento sem ter conhecimento sobre ele, por isso antes de abrir o negócio – ou se precisa dar um novo gás à sua loja – faça cursos de capacitação que o ajudam a compreender e a lidar com os problemas cotidianos. Assim você estará apto a identificar e antecipar os problemas, conseguindo encontrar a solução mais econômica para cada caso.
2. Identifique e implemente novas estratégias
É preciso criar diferenciais para driblar a concorrência, gerando valores para o cliente. Para fazer isso é preciso planejamento e pesquisa de mercado, conhecendo a fundo quem é o seu público alvo, o que ele precisa e o que ele quer, como você pode atender e o que você pode oferecer para que ele prefira você e não o seu concorrente. Identificando os valores que você pode agregar ao seu produto você poderá implementar novas estratégias de vendas.
3. Planeje e pesquise
Sem um plano de negócios qualquer comerciante está fadado ao fracasso. Você precisa pensar e como a empresa vai funcionar, de onde serão retirados os recursos para investimento, capital de giro e custos, fazer uma planilha de gastos e fluxo de caixa com previsão mínima de seis meses, além da rentabilidade estimada para o primeiro, segundo e terceiro ano de funcionamento.
4. Faça um planejamento de marketing
Comece conhecendo a fundo seu público alvo para poder traçar seu planejamento de acordo com ele: onde mora, qual a faixa etária, o perfil social, em que trabalha, o que faz nas horas de lazer etc. a partir daí trace estratégias de divulgação (anúncios, e-mail marketing, newsletters etc), de captação de clientes (redes sociais, banneres), de fidelização (através de campanhas, promoções, convênios e sorteios) etc. Cuide do design da loja física e do blog, site ou loja virtual, criando uma identidade visual que passe para o cliente a mensagem da sua marca, reserve parte do orçamento para produção de conteúdo relevante, original e atualizado para aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica.
5. Separe suas finanças pessoais das finanças da empresa
Claro que você vai precisar tirar seu pró-labore, mas ele deve ter a forma de um salário fixo mensal que deverá ser retirado juntamente com os dos seus funcionários em datas pré-fixadas. Dessa forma fica mais fácil controlar o fluxo de caixa e o controle financeiro da empresa fica melhor estruturado.
Ter experiência na área é muito importante, mas se não for possível ter um sócio ou contratar uma consultoria especializada na sua área, cerque-se de conhecimento. Faça cursos, capacite-se, estude todos os aspectos possíveis do seu comércio, assim você já terá meio caminho andado para cercar o sucesso por todos os lados.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você a se destacar no mercado. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos