A importância da sua empresa ter uma boa presença online
Postado por Admincursos | 14 de maio de 2015 | Deixe aqui seu comentário
Você quer ser tubarão ou peixinho na rede? Veja como a presença online da sua empresa é capaz de fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
O e-commerce deve movimentar nada menos que R$ 63,9 bilhões no Brasil em 2015 de acordo com um levantamento feito pela empresa e-Consulting tendo como base lojas de bens de consumo, turismo e eletrônicos parae automóveis. A notícia é excelente para quem pretende apostar suas fichas no segmento, mas significa também bastante trabalho para ganhar destaque nesse imenso mar de oportunidades chamado internet. Sim, porque se o e-commerce é um setor que até agora não sabe o que é crise, crescendo assustadoramente ao longo dos anos, também é preciso garantir que sua empresa tenha uma boa presença online para se destacar da concorrência. E há várias formas de você fazer isso acontecer – além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é claro. O problema é que nem sempre só isso basta: é preciso lançar mão de toda uma estratégia de marketing.
Oferecer o melhor produto possível, a preços competitivos, garantir prazos de entrega, facilidade de troca e devolução e segurança absoluta nas formas de pagamento é essencial, mas normalmente não é suficiente. Isso porque o crescimento do mercado não se resume a poucos ganhando muito, muito pelo contrário: o e-commerce tem uma capacidade praticamente inesgotável de abrigar lojas virtuais, muitas oferecendo exatamente a mesma coisa que você. Como fazer então que o cliente prefira a sua loja e não a do concorrente? Como fazer para que ele visite a sua empresa, compre com você e se mantenha fiel, não escape para a “loja da frente” depois da primeira compra? O primeiro passo é ter uma loja online bem estruturada e atrativa, sem exageros que cansem o visitante, mas organizada de forma intuitiva de forma a orientar a compra naturalmente. A plataforma precisa ser responsiva, fácil de navegar e constante, ter layout condizente com o seu produto e cores que remetam ao seu setor e despertem a vontade de comprar, por exemplo.
Por outro lado, é preciso que ela seja conhecida, e isso você só vai conseguir mesmo aparecendo nas três primeiras páginas da pesquisa do Google, a chamada busca orgânica, aquela em que não é preciso pagar por cliques. Para isso é preciso aplicar algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimazation), trabalhando com palavras-chave em textos estruturas de acordo com as preferências dos motores de busca: sempre de conteúdo relevante, original e atualizado. Assim você aparecerá logo no início das pesquisas sempre que alguém digitar uma palavra-chave que tenha a ver com o que você vende, atraindo cada vez mais visitantes e gerando tráfego – que pode ser convertido em vendas. Há vários cursos no mercado, e que você também pode fazer online, que o ajudam a dominar essas técnicas e bombar nas pesquisas, deixando a concorrência para trás e garantindo seu sucesso entre os tubarões da rede.
Alguns desses cursos são ligados à área de marketing, como o curso de Marketing Digital, Marketing Pessoal, Marketing de Relacionamento e Propaganda e Marketing, outros mais à área de vendas, como o de Planejamento Estratégico, Vitrinismo (sim, loja virtual também tem vitrine) e Técnicas de Vendas, por exemplo, entre muitos outros. Como eles são cursos rápidos que você pode fazer de qualquer lugar e a qualquer hora, a dica é ir combinando cursos que deem uma visão bastante ampla e estratégica do seu negócio, mesmo que você prefira contratar um profissional da área para tomar conta desse aspecto – porque aí você saberá exatamente o que ele está fazendo e poderá discutir soluções e estratégias com ele. Com os cursos fica muito mais fácil ter uma visão privilegiada do seu futuro e apostar as fichas nas opções certas.
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