A arte da negociação
Postado por Admincursos | 18 de junho de 2015 | Deixe aqui seu comentário
Conheça 4 regras importantes na negociação. Saiba como simples palavras e pequenos truques podem fazer a diferença.
Negociar é uma arte e, como tal, passível de ser estudada. Algumas pessoas podem ter mais jeito para conseguirem atingir o seu objetivo, mas conhecer algumas dicas pode fazer a diferença quando temos uma situação mais difícil pela frente.
Regra 1 – Crie um elo de ligação.
Todos sabemos que é mais difícil dizer “não” a uma pessoa conhecida. Assim o primeiro passo é criar empatia, descobrir um elo de ligação entre as duas partes envolvidas. Pode ser tão simples como torcerem pelo mesmo time esportivo ou terem um restaurante que os dois gostem muito. O fundamental é criarem o clima de amigos.
Regra 2 – Resolva um problema ao seu cliente.
Aquilo que está a vender ou a negociar tem que resolver um problema grave do seu cliente, ou da pessoa que tem em frente, para que você possa sair bem sucedido da situação. Você não vai vender um chapéu a quem procura uns sapatos a menos que a falta do chapéu seja um problema maior que a falta de sapatos. Veja o exemplo:
Você entra na minha loja de chapéus porque quer uns chinelos para caminhar na praia. Eu vendo chapéus e quero que você saia satisfeito. Então digo assim:
Você gosta de caminhar pela praia? Eu também gosto. É tão bom caminhar junto ao mar e sentir as ondas a refrescarem meus pés enquanto caminho. O que acho mais chato é mesmo quando me esqueço do chapéu. O sol bate em minha cabeça e por vezes fico com dores. Você já viu este chapéu aqui? É ideal para si. Protege seu coro cabeludo e com essa aba grande ainda fica com seu rosto à sombra. Já imaginou como vai se sentir mais fresco e assim saborear mais sua caminhada…
Regra 3 – Deixe seu cliente sonhando com o uso do seu produto.
Pois é, se você conseguir criar um cenário em que seu cliente se imagina a beneficiar seu produto, a mente dele vai já achar que o produto e mesmo dele. Sim, porque nossa mente não separa imaginação de realidade, sabia? Consegue identificar esta regra no exemplo anterior?
Regra 4 – Use sempre uma expressão positiva.
Esta regra até poderia ser escrita assim: Não use a palavra “não”. Agora vamos fazer um exercício: Feche os olhos por 5 segundos e não pense na cor azul.
…
Em que cor é que você pensou? Azul, pois, porque eu falei nela. Coloquei você a imaginar que não queria pensar no azul. Se eu dissesse pense no branco, você não pensaria no azul. O mesmo acontece quando estamos a negociar. Devemos sempre levar o cliente a imaginar o cenário que queremos. Descobriu agora porque falei no título desta regra: Use sempre uma expressão positiva.
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