Qual o momento ideal para começar a planejar o seu negocio?

Postado por Admincursos | 22 de junho de 2015 | Deixe aqui seu comentário

Qual o momento ideal para começar a planejar o seu negocio?

Empreender é planejar. Veja porque começar o seu planejamento o quanto antes pode fazer toda a diferença.

Muitas pessoas veem na oportunidade de abrir seu próprio negócio a chance de conquistar a sua independência financeira. O que muita gente nem imagina é que ainda que não haja patrões ou chefes, há uma série de outras responsabilidades que devem ser muito bem pensadas. Montar um negócio é muito mais do que abrir uma loja física ou virtual, é preciso todo um planejamento estratégico que começa muito antes de o primeiro cliente bater à sua porta. Quem deixa para “ir resolvendo conforme for aparecendo” tem uma chance imensa de gastar dinheiro à toa, ter um belo prejuízo e vida comercial muito curta. O planejamento deve começar pela própria ideia do que será feito, sua análise em relação ao mercado, o público alvo e a forma como o produto ou serviço será vendido, para então começar a fazer todo um planejamento financeiro, espacial (no caso de lojas físicas) e de divulgação.

Na realidade o planejamento necessário para que o empreendedorismo seja bem sucedido envolve várias áreas: administração, contabilidade, marketing, logística, informática, pesquisa de mercado etc. O ideal, portanto, é contratar os serviços de uma consultoria ou cercar-se de conhecimento básico sobre as áreas envolvidas. Como nem todo mundo tem capital disponível para contratar serviços de terceiros, que normalmente são dispendiosos, a dica é aproveitar a facilidade da internet e fazer cursos online, que são bastante acessíveis e flexíveis. Através deles é possível adquirir o conhecimento necessário para fazer o planejamento adequado bem antes de começar a funcionar – e até mudar de ramo se for o caso.

Sim, porque uma das vantagens de começar a planejar com bastante antecedência, é justamente ter a noção se a ideia original já está ou não com o mercado saturado, qual o diferencial que você é capaz de oferecer para se destacar da concorrência, definir seu público alvo e até partir para outra ideia se perceber que aquela tem grandes chances de ser uma furada. Por isso o primeiro passo do planejamento deve ser justamente a escolha do tipo de negócio, porque todos eles trazem oportunidades e ameaças, que podem ser aproveitadas ou neutralizadas de acordo com o seu preparo para lidar com elas. Lembre-se que não se começa uma empresa, seja ela de micro, pequeno ou grande porte, da noite para o dia. Sem pesquisa para definir suas prioridades, conhecer a fundo seu público-alvo, o melhor lugar ou o melhor provedor, sem planejamento financeiro e sem planejamento estratégico e de marketing não há empreendedorismo que um futuro brilhante.

Invista no seu sonho, no seu negócio, mas lembre-se que antes deve investir em você. Cerque-se de conhecimento. Você pode até cercar-se de pessoas que o ajudem, mas é preciso saber o que estas pessoas estão fazendo, compreender o que estão tratando para poder participar efetivamente com ideias que levem sua empresa adiante. Afinal, é o seu sonho, o seu negócio, o seu dinheiro e o seu futuro. Há vários cursos rápidos e fáceis de Administração, Contabilidade e Economia, Marketing, Gestão e Liderança e de Informática, por exemplo, que se encaixam no perfil de quem está montando seu primeiro negócio e podem ser feitas a qualquer hora, de qualquer lugar. Afinal, empreender é cercar-se de garantias que aumentem as chances de que as surpresas que aparecerem sejam positivas, sempre.

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