Ainda não encontrei o funcionário ideal. Como identifica-lo?

Postado por Admincursos | 6 de julho de 2015 | Deixe aqui seru comentário

Ainda não encontrei o funcionário ideal. Como identifica-lo?

Recrutar o profissional que se encaixe no perfil de sua empresa é essencial para o sucesso de seus negócios!

Nos dias atuais, oferecer uma vaga de emprego significa contar com uma longa fila de pessoas com diferentes personalidades e diversas qualificações à porta de sua empresa. Todas elas possuem um objetivo em comum: provar a você que é o colaborador ideal para ser seu mais novo contratado! Diante de tantas opções, você sabe identificar o funcionário certo e se ele tem o que é preciso para fazer parte de seu negócio? Veja aqui algumas dicas para ter sucesso nessa tarefa tão difícil.

Conheça seu candidato

A primeira característica que você deve identificar é se os valores pessoais e profissionais do candidato estão de acordo com os valores de sua organização. Parece bobagem, mas conhecer os princípios que guiam o candidato pode te poupar de, em um futuro próximo, perder um grande colaborador por ele não estar alinhado com o que sua organização acredita. Além disso, mais do que tempo de experiência na área, procure saber para quais empresas ele já trabalhou e porque se desligou, o que o motivou a procurar sua empresa, que atividades costuma desenvolver e se isso o satisfaz, que oportunidades de crescimento ele recebeu durante sua carreira e que idéias inovadoras ele teve que trouxeram os melhores resultados.

Definindo um grande profissional

O funcionário ideal é aquele que se motiva e se empenha para buscar resultados satisfatórios e atingir as metas da empresa. É persistente e “veste a camisa” da organização. Essa atitude é muito mais pessoal do que algo que ele aprende na faculdade ou cursos profissionalizantes. Procure também identificar se ele possui desejo de crescimento na carreira, capacidade de trabalhar em equipe, ânimo para encarar novos desafios, aptidão para a comunicação e o diálogo, determinação e se acredita nos valores da corporação e no papel que ele exerce na sociedade. Dessa forma, você estará mais seguro do quanto o candidato pretende se comprometer com seu empreendimento.

Quais os meios para encontrar bons candidatos?

Se sua empresa não tem habilidades em processo seletivo, ela pode contratar uma corporação terceirizada para realizar essa tarefa. No entanto, essa corporação irá apenas fazer uma triagem e selecionar os candidatos de acordo com as habilidades descritas, ficando sua empresa, de toda forma, responsável pela avaliação e testes finais com os candidatos selecionados. Por este motivo, é melhor estar preparado e se capacitar através de um Curso de Recrutamento e Seleção. Com ele, você vai aprender técnicas para atrair e recrutar os melhores candidatos para preencher os cargos disponíveis em seu quadro de funcionários atual.

Outra forma muito utilizada é pedir indicação de pessoas para os colaboradores já efetivados, pois eles conhecem o perfil da empresa e, com certeza, indicarão algum conhecido que se encaixe nos valores da organização. Vale também aproveitar os colaboradores que tenham mais tempo na empresa e fazer uma seleção interna. Assim, você estará promovendo e motivando seu próprio quadro de profissionais.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você a se destacar no mercado. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *