Conhecimentos básicos para concursos

Postado por Admincursos | 27 de julho de 2015 | Deixe aqui seu comentário

Conhecimentos básicos para concursos

Fique por dentro das áreas de conhecimentos básicos que você deve estudar para ser aprovado em um concurso e conquistar a vaga de seus sonhos!

Passar em um concurso público, para muitos, significa conquistar estabilidade e ganhar o salário dos sonhos. Concretizar esse objetivo exige grande dedicação e horas de estudo. Para não perder tempo, confira aqui os conhecimentos básicos que você deve ter para se dar bem em qualquer prova e ficar mais perto desse sonho.

Direto ao Direito

Independentemente da vaga que você está tentando conquistar, conhecimentos gerais a respeito das leis continua sendo um dos pontos mais cobrados nas provas de concursos públicos. As áreas em que mais se exige tais aptidões são: Direito Administrativo, Direitos Humanos e Direito do Trabalho. Dependendo da vaga, também pode ser exigido noções de Direito Ambiental. Se seu tempo de estudo é curto e você acha que não consegue se dedicar a todas essas disciplinas isoladamente, procure fazer um curso de Noções Gerais de Direito. Evite apenas ler o assunto e busque por formas mais práticas e dinâmicas de estudar Direito para não ficar cansativo, dificultando a fixação da matéria.

Informe-se sobre a Informática

A Informática não é uma matéria cobrada em todas as provas de concursos do país, mas ela está no caminho para que isso aconteça, se tornando um item cada vez mais comum e exigido. Já que, praticamente, todos os órgãos públicos estão ou serão informatizados, é natural que se espere do candidato conhecimento suficiente para lidar com essa tecnologia. Cuidado: não se engane achando que está por dentro da matéria só por saber mexer no computador de casa! O exame pede noções de itens mais específicos, como conhecer a fundo o Excel e saber identificar um vírus. Por isso, um estudo de Informática Básica se torna fundamental.

Língua Portuguesa na ponta da língua

Por último, mas não menos importante, se você quer passar em qualquer concurso público, você precisa estar por dentro das regras da língua portuguesa. Elas são tão cobradas que, dominar esse assunto pode fazer você ficar à frente dos outros candidatos. Isso quer dizer que dedicar bastante tempo para estudar detalhadamente as regras gramaticais, assim como a morfologia e ortografia do idioma, será de grande valia no momento da prova. Se foque também na leitura para treinar a interpretação e produção de texto. O ato de ler aumenta seu vocabulário, melhorar sua escrita e seus argumentos na hora de produzir uma redação.

Concluindo, as pilastras fundamentais para ter sucesso na prova são: domínio da língua portuguesa, noções de direito e informática. No entanto, sempre preste atenção em outras matérias de peso que serão cobradas. Conhecimentos bancários é uma disciplina muito exigida dependendo do órgão e gestão pública é um assunto em ascensão, sendo cada vez mais comum. Também vale a pena, se houver tempo, fazer um curso de raciocínio lógico, técnicas de memorização e leitura dinâmica. Isso, provavelmente, não cairá na prova, mas vai lhe auxiliar nos estudos, memorizando todo o conteúdo com mais eficiência e rapidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *