As chamadas Startups estão crescendo cada vez mais no mundo inteiro e podem ser uma ótima opção para quem está querendo investir sem gastar muito. Veja nossas dicas!
Muita gente confunde o termo ”startup” pela impressão que o nome passa, já que ”start” significa começar em inglês, dando a ideia de que as empresas startups são apenas empresas que estão começando no mercado, mas, na verdade, essa não é a definição apropriada para o termo. Mas, então o que afinal de contas quer dizer startup? A definição mais plausível para este termo seria a apresentada por Steve Blanks, que as define como empresas que estão em busca de um determinado modelo de negócios que possa ser viável e, ao mesmo tempo, escalável. Ou seja, seria uma empresa que quer construir um modelo de negócios capaz de vender seus produtos ou serviços para todos os clientes e, além disso, ter mais chances de crescer e alcançar novos patamares no mercado, atendendo a demandas mais altas de clientes e podendo ampliar seus negócios.
Uma coisa que todas as startups tem em comum é que trata-se de empresas inovadoras, de forma disruptiva ou incremental. Em um cenário de crises e grandes concorrências, montar uma empresa com este conceito não é nada fácil, até porque existem muitas incertezas a respeito do investimento, como, por exemplo, se haverá clientes para consumir o produto ou buscar pelos serviços oferecidos, se será possível executar o que pretende e, claro, se o negócio vai ou não ser lucrativo para a equipe. Por essas e outras razões, as startups são, de certo modo, empreendimentos de risco. Mas, se, por outro lado, houver uma boa análise de mercado e investimento inteligente, o resultado será muito melhor do que o esperado e a ampliação dos negócios virá automaticamente como retorno.
Dados os devidos esclarecimentos sobre o que é e como funciona uma startup, vamos às suas vantagens, que são inúmeras. Para quem sabe e está pronto para investir, e, principalmente, para quem gostar de arriscar-se e tem espírito empreendedor, uma startup pode ser a grande tacada para o sucesso. As primeiras startups chegaram ao Brasil em 2000, quando o crescimento econômico começou a atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. Hoje, elas estão se expandindo no mundo inteiro e em diversos setores. As startups também saem na frente no quesito desenvolvimento profissional, sendo excelentes para quem quer colocar a mão na massa e busca por um amadurecimento profissional mais imediato, uma vez que elas exigem habilidades mais empreendedoras em comparação com as empresas convencionais, além de iniciativas, senso de organização e adaptabilidade às mudanças do mercado. O ambiente de trabalho das startups também é diferente da empresa tradicional, com uma atmosfera bem mais informal – ou jovem.
Nelas, as hierarquias são mais horizontalizadas e as mentalidades são bem mais abertas para o novo e as possibilidades. Outra coisa interessante nas startups é que elas não tem padrões obrigatórios, sendo o próprio núcleo de envolvidos quem define suas políticas e parâmetros. A possibilidade de crescer é muito maior e a maior flexibilidade deixa brechas para ampliações e adaptações, denotando dos funcionários a execução de tarefas em cargos diversos. Ou seja, cada um deles atua e entende um pouco ou muito sobre várias áreas, não só aquela na qual tenha se formado. Com novas possibilidades de negociação, desempenho e lucratividade, as startups são modelos de empresas que já ganharam o mundo todo e estão, ainda que de certa forma isoladamente, construindo um futuro mais horizontalizado, onde todos se arriscam, trabalham e ganham de forma mais igualitária.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…