O que um líder representa para seus funcionários?

Postado por Admincursos | 1 de outubro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

O que um líder representa para seus funcionários?

O cargo de chefia é sem dúvida um dos mais importantes e de mais visibilidade numa empresa, sendo também o que mais exige do profissional. Confira as características principais de um bom líder!

Ser um líder é uma responsabilidade que poucos conseguem manter. O líder é um profissional responsável que tem compromisso direto com o progresso de uma empresa. Cabe ao líder estimular ou ajudar sua equipe a cumprir determinados prazos e executar suas tarefas de forma eficaz e satisfatória. Além disso, uma das incumbências do líder é motivar sua equipe, supervisionando o andamento de suas atividades e visando a conclusão dos projetos dentro do prazo determinado. O líder também deve estar sempre preparado para lidar com crises, desentendimentos e problemáticas da empresa. Mas, isso não é tudo. Ele precisa, sobretudo, ter e desenvolver em si certas habilidades que irão facilitar seu trabalho e tornar sua relação com sua equipe mais próspera. Separamos abaixo uma lista com algumas das principais características encontradas em um bom chefe.

Humildade e Ética
A humildade é uma das características que toda empresa busca em um líder. A capacidade de não nos vislumbrarmos com o que conquistamos na vida, independentemente do que for, mantendo os pés no chão, é uma das vantagens de um bom líder. Ele se preocupa com o ambiente de trabalho e conhece também suas responsabilidades individuais e sociais, fora da empresa.

Relaciona-se e comunica-se bem
O líder tem facilidade em se relacionar com os outros indivíduos e, aliás, possui grande poder de persuasão. O profissional que sabe liderar vence uma ideia pelo argumento, conquistando e encantando seus funcionários ou clientes, ao invés de impor ou mandar, comportamentos muito comuns e não muito apreciados em cargos de liderança. O líder sabe valorizar sua equipe como um todo e consegue administrar bem as tarefas individuais de cada funcionário. Motivar seus funcionários com recompensas diversas e trazê-los para mais perto da empresa, de modo que eles possam contribuir para o progresso da empresa com dicas ou sugestões construtivas, podem ser ótimas táticas para eles sentirem-se mais integrados.

Não perde o foco e a persistência
Uma das características essenciais de um líder é a persistência, pois sem ela nenhum líder consegue chegar a lugar nenhum, muito menos liderar uma equipe. O sucesso da empresa está em suas mãos e cabe somente à ele tomar as decisões mais cabíveis para que isso seja possível. Porém, nem sempre as coisas dão 100% certo e a capacidade de reerguer-se é um dos trunfos de um bom líder.

Sabe ouvir e tem visão empreendedora
De fato, a visão que muitos funcionários tem do chefe depende muito de seu comportamento e vice-versa. A diferença é que o líder tem o dever de exemplificar isso. Um chefe arrogante que sai dando ordens sem pensar em seu quadro de funcionários, ou mesmo alguém que está sempre dando patadas em todo mundo, dificilmente vai conquistar a confiança de seu time. Um bom líder tem uma visão muito mais ampla do que apenas dar ordens. Ele sabe ouvir as reclamações de seus funcionários e ajuda-los a solucionar o problema, influenciando-os a aprimorarem seus conhecimentos e métodos de trabalho sempre que possível, não apenas para a empresa, mas para o desenvolvimento individual de cada um.

Atualiza-se e cresce de forma constante
Por último, o bom líder está sempre em constante transformação. Afinal de contas, seu último pensamento, se é que ele existe, é de estagnar-se. Está sempre à frente, mantendo os pés firmes e fortes na realidade, mas projetando as possibilidades para o futuro, além de estar sempre fazendo novos cursos e aprimorando suas habilidades profissionais e pessoais para somar ainda mais.

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