Para um bom atendimento, entenda o seu cliente
Postado por Admincursos | 15 de outubro de 2015 | Deixe aqui seu comentário
Atender o cliente da forma certa faz toda a diferença na hora de fechar a venda. Conheça algumas dicas que vão ajudar você a ter sucesso em sua profissão.
Na hora de atender seu cliente, se você seguir as dicas que lhe apresentamos, verá que fará a diferença no resultado final. Vamos dar 3 dicas infalíveis que vão fazer você criar um relacionamento com o cliente e tornar a venda mais real
Dica 1: Conheça bem seu produto
Não há nada mais chato quando estamos a fazer compras e que a pessoa que nos atende, para nos tirar uma dúvida pontual, coloca-se a ler as instruções. Então nossa primeira dica para você é: conheça seu produto. Venda aquilo que conhece, seja lá o que for que esteja a vender. Pode ser um chapéu de chuva, saiba como abrir e fechar, conheça-o o suficiente para falar da portabilidade ou de tamanho. Se for um ónibus, conheça quantos lugares tem, qual o seu consumo, etc… Se for um livro, pode conhecer um pouco do autor e recomendá-lo porque escreve de forma agradável e fluente ou porque é um acadêmico de renome. Não importa o produto, você tem que conhecer o que vende.
Dica 2: Conheça seu cliente
Você não precisa saber onde mora seu possível cliente e quantos filhos tem… mas precisa com suas palavras de entender o motivo que levou seu cliente a mostrar interesse em seu produto ou o que o levou a entrar em sua loja. Precisa de entender o que ele procura e conhecer o que ele pensa. Ao entender essa motivação do seu cliente, você vai conseguir chegar até ele para resolver seu problema. Se provar a ele que seu produto é a resposta para sua dor, o cliente vai comprar de você.
Dica 3: Faça pós venda
Um cliente satisfeito é um cliente que vai voltar a comprar de você. Assim, sua missão não termina com a venda. Acompanhe seu cliente, dando dicas para aproveitar ao máximo o produto que adquiriu. Seu cliente fica fidelizado e vai compreender que você estará sempre ali para ele. Quando precisar de comprar novamente, ele não vai hesitar e certamente você será o eleito para fazer nova compra. É mais fácil fazer uma segunda venda ao mesmo cliente do que conseguir novos clientes.
Agora que você conhece nossas dicas para melhorar seu atendimento, experimente e verá a diferença. Pode sempre aprofundar seus conhecimentos com nosso Curso de Atendimento ao Cliente. Encontrará excelentes dicas para um atendimento mais personalizável e efetivo. Outro ponto que poderá aprofundar é a forma como deverá lidar com reclamações. Isso é um fator muito importante para que o cliente fique satisfeito e volte. Uma reclamação pode ser o ponto de partida para uma relação mais profunda com o cliente e uma fidelização maior.
Como você costuma atender seu cliente? Tem alguma dica que ache essencial? Qual destas dicas é que o chamou mais à atenção? Aguardamos sua opinião e partilha.
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