Conheça as 4 principais habilidades de um vendedor de sucesso.
Ser um bom vendedor é muito mais que apenas oferecer produtos ao público ou alcançar bons números de venda ao final de cada mês. Alcançar o número maior de vendas pode ser temporário e não garantirá o sucesso dos negócios. Um bom vendedor é aquele que trabalha não só para vender, mas sabe apostar em uma imagem e, principalmente, construir a reputação de seus negócios. Para quem não acompanha o dia a dia de um vendedor profissional, esse processo parece ser fácil, bastando ser alguém convincente e um comprador que esteja disposto a fechar negócio. Entretanto, na prática, a coisa vai muito além disso. Trabalhar com vendas exige conhecimentos específicos do setor e algumas habilidades pessoais que serão peças chaves para o sucesso do profissional. O fato é que, nos dias de hoje, ficou muito mais difícil os clientes caírem naquele famoso ”papo de vendedor” do passado. Hoje, os clientes estão mais exigentes e fechar um negócio só pode acontecer se houver provas suficientes e concretas de que o objeto negociado servirá como solução para otimizar as atividades ou os resultados do cliente de alguma forma, além de cumprir com todas as expectativas do comprador.
Além de conhecer o produto ou serviço mais profundamente e acompanhar as tendências de mercado, o vendedor deve-se manter atualizado sobre os principais atributos de seus concorrentes para que seus argumentos tenham base em seus diferencias no mercado. Abaixo, separamos as 4 principais habilidades destacadas em profissionais de sucesso no setor de varejo.
Disciplina
Essa é a primeira característica que todo profissional do setor de vendas deve possuir se quiser alavancar seus negócios. Desde o início do empreendimento, é preciso ter disciplina. Fazer algumas pausas durante o mês e avaliar se está havendo um investimento que terá retorno a curto, médio ou longo prazo pode ser o primeiro passo para clarear seus caminhos e prever quais serão seus investimentos futuros. Investir em ações diárias para que o negócio tome maiores proporções é um ponto importante para avançar de forma mais consciente. Muitos vendedores não planejam fracassar em seus negócios, mas acabam falhando na organização, perspectiva ou estratégia dos projetos.
Comunicação
Outro fator crucial e que está presente na grande maioria dos profissionais do setor de vendas é a habilidade que eles têm de comunicar-se e usar de sua oratória para convencer os clientes. Geralmente, eles são bem articulados e sabem se expressar de forma clara, evitando jargões antigos ou enrolar demais na hora de apresentar o produto ou serviço aos clientes. É essencial que ele seja preciso no que diz, tendo um repertório próprio e conhecendo bem as características de seus produtos ou serviços.
Adaptabilidade
Sem sombra de dúvidas, uma aptidão que é inerente à profissão. Considerando que o vendedor precisa lidar com um grande número de clientes dos perfis mais distintos, é preciso que ele saiba se adaptar ao tipo de cliente com o qual está lidando, além de conseguir aderir aos valores das empresas para as quais trabalha. Para tal, ele precisa saber administrar suas emoções ou frustrações, sabendo também adequar-se ao que for necessário para que a venda ocorra com êxito. Criatividade, assertividade, tenacidade comercial e empreendedorismo também contribuirão para essa adaptação.
Empatia
A empatia vai muito além do atendimento ao cliente. Criar uma identificação com o cliente e inspirar confiança fazem a diferença numa relação comercial, além de cuidar da aparência, vestir-se de acordo e construir um perfil relacionado ao produto ou serviço oferecido pode ajudar a turbinar as vendas. Isso irá ajudá-lo a transmitir uma ótima impressão. Um outro ponto interessante que os vendedores possuem é a facilidade que eles têm de relacionar-se com outras pessoas, sendo elas clientes ou não. As pessoas – e os clientes – costumam confiar mais em quem é mais parecido com elas, então procure sempre entender o que realmente é importante para eles e como eles irão beneficiar-se na compra.
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