Dicas para se destacar na entrevista em época de crise!

Postado por Admincursos | 2 de novembro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

Dicas para se destacar na entrevista em época de crise!

Sabia como se destacar em uma entrevista de emprego e triplicar as chances de sair à frente dos demais e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Quando o assunto é entrevista de emprego a maioria das pessoas, principalmente se tratando de marinheiros de primeira viagem, sentem-se despreparadas. A entrevista de emprego é a primeira impressão que a empresa ou o empregador terá a seu respeito e, especialmente hoje em dia, onde a primeira impressão conta e muito para a decisão final, é preciso estar devidamente preparado para responder a possíveis perguntas, vestir-se apropriadamente e ter postura. O fato é que, no mercado atual, a entrevista vai muito além do clichê das etiquetas empresariais. Atualmente, considerando o momento de crise em que vivemos no Brasil, a empresa não busca apenas um funcionário que tenha conhecimento sobre o cargo para o qual ele esteja se candidatando, pois isso já se tornou algo obrigatório. A avaliação da empresa vai muito além disso. Veja abaixo algumas dicas que irão ajuda-lo a sair à frente dos demais e demonstrar uma maior capacidade e preparo para o cargo pretendido.

Comunique-se bem
Esse é o primeiro requisito para o sucesso de qualquer entrevista de emprego. Evitar cometer erros de gramática, falar com autoconfiança e saber usar as palavras corretas para convencer o empregador são fatores essenciais não só na hora da entrevista, mas para o sucesso de qualquer profissional dentro de uma empresa. Essa comunicação estende-se aos chefes, colegas de trabalho e clientes. Tenha carisma, exponha seus pensamentos de forma clara e evite redundâncias.

Seja flexível
Sobre o comportamento adequado, não há nada padronizado. Isso vai variar de empresa para empresa e, apesar de existirem alguns comportamentos clichês, o mercado atual está cada vez mais à procura de profissionais realistas, autênticos e sinceros. O ideal é estar aberto à flexibilidade e saber quando se comportar em cada entrevista, com base no tipo de empregador que lhe aborda. É imprescindível que se tenha este tato mais humano na hora da entrevista. Antes de estar ali para vender seu peixe, você está ali para passar uma boa – e real – imagem sobre si.

Seja realista quanto ao salario
Se você está se candidatando para uma empresa de pequeno ou médio porte, seja realista quanto a solicitação do salario. Ao ser questionado sobre quanto pretende ganhar, mencione uma faixa salarial, deixando em aberto para uma possível negociação. Às vezes, é melhor começar em uma empresa ganhando um pouco menos, mas com uma maior perspectiva de ganhos futuros.

Pesquise sobre a empresa
O número de funcionários que perde uma vaga por não saberem informações sobre a empresa não está no gibi. O fato é que nenhuma empresa irá contratar um funcionário que não sabe em qual setor ela atua, seu histórico, seus objetivos, entre outras informações. Quando o funcionário não pesquisa, mesmo que o empregador não toque no assunto, pode passar uma imagem de falta de interesse, o que logicamente é bastante negativo para o candidato. Portanto, se você está prestes a ir à uma entrevista de emprego, pesquise sobre a empresa, as personalidades que lá atuam, o nome do CEO, informações sobre seu histórico, lucratividade nos últimos anos, localização de sedes, mercado em que atua, etc., e deixe claro que você conhece bem a empresa para a qual está se candidatando.

Mostre seus diferenciais
É importante que você não fique apenas citando as habilidades colocadas no currículo. Dê uma pincelada sobre as habilidades descritas nos papeis, mas use este tempo para falar um pouco sobre suas experiências pessoais, como aprendeu determinado idioma e outros conhecimentos ou objetivos que você tem como profissional. A empresa está sempre à procura de profissionais que se reciclam o tempo todo, aprendendo coisas novas e conseguindo acompanhar o avanço do mercado.

Evite assuntos negativos
Muitos profissionais pecam neste quesito e perdem a vaga de cara por passarem uma má impressão ao empregador. Mesmo que você tenha tido uma péssima experiência no ultimo emprego e tenha saído brigado com todos, evite falar mal de seus colegas de trabalho, chefes ou empresas anteriores. Lembre-se que seu futuro empregador não o conhece e, por isso mesmo, não saberá se o que você está dizendo é verdade ou se você teve participação nisso. O tom da entrevista deve ser sempre positivo, enaltecendo as boas projeções e o sucesso da nova parceria. Ou seja, em primeiro lugar, o empregador quer saber o que ganhará com você, e não o contrário.

Tudo isso você vai aprender melhor no Curso de Marketing Pessoal! Um curso prático, rápido e que reúne todas as estratégias necessárias para a garantia de qualquer vaga de emprego. Neste curso, você vai aprender como se comunicar corretamente, falar ao telefone, vender seus negócios, conviver com sua equipe, além de muitas outras informações imprescindíveis para o alcance do sucesso!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *