A importância de fazer um boa apresentação

Postado por Admincursos | 31 de dezembro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

A importância de fazer um boa apresentação

Saiba como elaborar uma boa apresentação em slides utilizando o Power Point.

A apresentação é um momento decisivo na vida do profissional que pretende transmitir mensagens para uma equipe de funcionários, chefes, clientes ou público. Esse tipo de apresentação é muito utilizado em palestras e reuniões e pode ser bastante personalizável, de acordo com o que o profissional realmente pretende mostrar. Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos e na Austrália, através do uso de uma apresentação em Power Point mal estruturada, os ouvintes ficam bastante confusos e acredita-se que eles absorvam 30% menos informações se compararmos com uma palestra exposta apenas verbalmente. Portanto, a apresentação em slides deve ser bem estruturada e conter exatamente o que o profissional quer expressar, isto é, o conteúdo apresentado deve ser fiel ao que o palestrante está querendo transmitir para o público. Nesse artigo, listamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a turbinar seus slides e garantir que estará usando-os a seu favor, e não o contrário.

1. Deixe-o o mais clean possível
O ato de usar títulos de slides incluídos no software de apresentações é algo bastante incômodo para quem está assistindo e, apesar de serem muito usados, tornam a apresentação mais entediante e, geralmente, mais feia. O ideal é criar apresentações mais limpas e começar com uma introdução fácil e bem elaborada. Em relação ao texto, use pouco. Tente ser o mais conciso possível e não fique se preocupando com muitos detalhes. Um slide bom é um slide que tem, no máximo, entre dez e quinze palavras. Use somente até duas fontes e nada de letrinhas miúdas e cores muito chamativas, pois isso irá cansar a visão do público e faze-lo perder o interesse. Os marcadores também devem ser evitados, a menos que sejam necessários para enumerar as ideias que você irá explorar.

2. Separe bem os tópicos
Não há nada pior do que tópicos confusos. Ninguém vai lembrar-se de trinta tópicos em um slide. No entanto, as pessoas tem mais facilidade de lembrar do que tenha sido mostrado nos slides se seu número for de até dez. Além disso, é preciso que esses slides sejam atraentes e acrescentem um ponto em sua trajetória. O compartilhamento de ideias por meio dos slides sempre funciona. Se o uso for de gráficos, tente separar apenas um por slide, nem que para isso você tenha que dividir o restante das informações em um maior número de slides. Os gráficos também devem ser bem separados. Se a imagem for de uma pizza, por exemplo, utilize uma versão em 2D, já que a 3D irá distorcer as imagens.

3. Não repita-os verbalmente
Essa é uma coisa que muitos profissionais fazem. A maioria faz por falta de experiência, principalmente se tratando de iniciantes. Porém, o ideal é nunca repetir o que está escrito nos slides para o público – em hipótese alguma. Se o profissional começa a fazer isso, é muito provável que as pessoas comecem a ignora-lo, seja por falta de interesse ou pelo simples fato de que elas não precisam mais olhar para você, apenas para os slides, já que tudo está sendo dito exatamente como nos slides. A estratégia é tentar falar sobre as mesmas coisas que estão nos slides, mas de uma forma mais dinâmica e intimista.

Com o Curso de Power Point você vai poder aprender como elaborar o layout dos slides e trabalhar com os tópicos, modificando imagens, criando gráficos e planos de fundo, criando efeitos de transição, configurando o ambiente de trabalho, entre muitos outros pontos que te ajudarão a entender melhor qual é a forma mais apropriada de apresentação usando os slides do programa Power Point.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos