O que fazer antes de se apresentar em público!

Postado por Admincursos | 7 de dezembro de 2015 | Deixe aqui seu comentário

O que fazer antes de se apresentar em público!

Conheça 3 dicas de como preparar-se melhor para uma apresentação em público. 

Apresentar-se em público é extremamente desagradável e motivo de muito nervosismo e medo para a maioria dos profissionais. Se você também se sente assim antes de fazer uma apresentação, saiba que não está sozinho. De acordo com as principais pesquisas sobre fobias, a glossofobia, isto é, o medo de falar em público, está em primeiro lugar não só no Brasil, mas no mundo, superando até mesmos as fobias de altura, lugares fechados, aranhas e da própria morte. Isso também se deve ao fato de que, hoje, 3 em cada 4 pessoas sofrem de ansiedade e o mercado está cada vez mais exigente, o que ajuda a aumentar o estresse dos profissionais durante momentos de maior tensão, como, por exemplo, durante uma exposição ao público. Apesar do resultado das pesquisas, o medo e o nervosismo de falar em público podem ser diminuídos através de algumas técnicas que ajudam o orador a conter a ansiedade e proferir uma palestra mais confiante e cativante para seus ouvintes.

Listamos abaixo 3 dicas que irão ajudá-lo a preparar-se melhor:

Conheça bem seu material
Um dos principais erros cometidos por palestrantes, principalmente se tratando dos marinheiros de primeira viagem, é não conhecer bem o material que irá apresentar ao público. É importante salientar que não adianta decorar todo o assunto se o palestrante realmente não souber do que está falando. Isso não passará confiança a ninguém. Se você está palestrando, provavelmente já é conhecedor do assunto que está abordando. Porém, se você ainda não está familiarizado com o tema, o ideal é pesquisar e preparar notas para fixar os pontos principais do tema que será abordado. Conhecer o assunto profundamente será mais útil do que decorar textos enormes com o intuito de impressionar o público. O conteúdo apresentado deve ter propriedade e quanto mais você souber sobre o assunto, menos terá que se preocupar com o medo de distrair-se ou deslizar em algum momento.

Ninguém é perfeito
A perfeição só existe nos cinemas. Nenhum ser humano nasce sabendo algo perfeitamente. A pessoa aprende algo com a prática e com o tempo de contato. Uma boa forma de ajudar a fixar o material a ser apresentado e, junto à isso, melhorar sua forma de apresentação é através da prática constante. Os bons oradores sabem exatamente o que falar para cativar seu público e isso se deve principalmente à sua prática constante. Separe um tempo para organizar-se, revisar todo o material e fazer os ajustes necessários no discurso antes do dia da apresentação. Pressionar-se para ter um daqueles discursos perfeitos de cinema é iludir-se. Ninguém chega em um nível excelente sem antes ter passado por momentos de nervosismo e inexperiência. Tropeçar aqui e acolá não fará você perder seu emprego e, quando uma falha acontecer, leve na esportiva e desculpe-se se achar necessário. Lembre-se de que ninguém está ali para julgar o seu nível de atuação, e sim pelo conteúdo em si.

Trabalhe seu medo
A primeira coisa que o profissional precisa fazer para diminuir o nervosismo de falar em público é aceitar que está com medo e que é inexperiente, ou, se for o caso de alguém com certa experiência, que ainda há o que ser trabalhado. Relaxe dias antes da apresentação e evite situações estressantes. O medo também está muito presente em quem tenta ser o que não é. Quando você é sincero consigo mesmo e aceita seu estilo, a coisa flui de forma muito mais natural. Se você, por exemplo, não gosta de piadas, não vai adiantar nada tentar criar um ambiente de descontração, pois, além de pegar mal, irá deixá-lo ainda mais nervoso. Se você é sorridente, sorria. Seja humilde e peça desculpas se não estiver sabendo lidar com um determinado assunto. Não se preocupe excessivamente com o que os ouvintes estão pensando sobre sua oratória. Outro ponto que ajuda o orador a relaxar durante uma apresentação é a respiração, que deve ser profunda. Minutos antes de subir ao palco ou ficar diante do público, respire profundamente e tente falar devagar. Dessa forma, além de diminuir seu nível de ansiedade e evitar distrações, o público recebe a mensagem de forma mais clara e assertiva.

Existem inúmeras outras dicas que podem ser estudadas mais profundamente através do ”Curso Aprenda a falar em público’‘. Nesse curso, você vai aprender sobre autoconhecimento, marketing pessoal, controle da voz, além de saber como ler de forma mais expressiva, utilizar o microfone, entre outras estratégias de habilidade comportamental e de aprimoramento da linguagem corporal.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *