As empresas estão de olho: O que não compartilhar nas redes sociais!

Postado por Admincursos | 11 de janeiro de 2016 | Deixe aqui seu comentário

As empresas estão de olho: O que não compartilhar nas redes sociais!

Veja o que deve ser evitado nas redes sociais para que o funcionário não crie problemas na empresa.

É impossível tentar fugir! Hoje em dia, as empresas estão constantemente observando seus funcionários e candidatos através das redes sociais, mesmo quando não são usadas de forma pessoal. As redes sociais, que antes não eram pauta nas empresas, hoje, podem tanto ajudar a aumentar as chances de contratação e até promover um funcionário ou fazer exatamente o contrário, prejudicando a imagem do profissional e, em alguns casos, contribuindo para a decisão de uma possível demissão.

De acordo com especialistas, a primeira coisa que devemos considerar é a área de atuação do profissional. Para áreas relacionadas com a comunicação digital pode ser bastante interessante ter um perfil nas redes sociais. No entanto, para outras áreas, isso pode ser visto de forma negativa. O fato é que, hoje, o comportamento do profissional estendeu-se ao meio virtual e as empresas estão de olho no que é postado ou compartilhado na internet. Veja abaixo algumas dicas do que deve ser evitado nas redes sociais!

Compartilhar reclamações
Mesmo que seja algo generalizado, essa é uma das piores coisas a serem feitas porque a empresa sabe que hoje em dia a internet pode tanto ser usada como meio de divulgação como pode ser uma verdadeira bomba nuclear para destruir a reputação de qualquer empresa. Se você está insatisfeito com seu chefe, o melhor a fazer é ir falar com ele pessoalmente. Postar indiretas nas redes sociais irá passar uma imagem de falsidade e de despreparo profissional, o que só irá agravar ainda mais os problemas.

Evite postar coisas negativas
Sabe aquela pessoa que fica o tempo todo reclamando da vida no escritório e faz o ouvido dos colegas de trabalho de pinico? Pois é, isso também existe nas redes sociais e pode repercutir de forma bastante negativa na empresa, pois passa uma imagem de descontrole emocional e, consequentemente, de despreparo. Isso também vale para aquelas postagens polêmicas, em especial as com imagens. O que você está postando pode parecer engraçado ou interessante para você, mas ser visto como algo preconceituoso ou radical por seus colegas de trabalho. As discussões sobre política, sexo e religião também devem ser evitadas se você quiser manter uma imagem íntegra na empresa. Isso não quer dizer que você não pode se expressar. O que está em questão aqui é a forma como você apresenta o conteúdo nas redes sociais.

Erros de português
Isso acontece em todos os tipos de perfis, mas, em se tratando do perfil de um profissional, esse cuidado deve ser redobrado. É fato que, quanto melhor for a qualidade do português e da forma de comunicação do profissional, melhor será sua imagem na empresa. Revise o conteúdo antes de postar e, se for postar imagens, atenha-se à qualidade das mesmas. Aliás, uma dica muito boa é deixar ativada a opção de autorização para ser marcado em uma foto, caso aquele seu amigo do peito decida postar uma foto um tanto comprometedora.

Evite postar coisas pessoais
Isso é muito comum principalmente no Brasil, onde a mania de se expor toma conta das pessoas e o Facebook vira um verdadeiro divã para expor e debater os problemas pessoais de cada um. Se você sente essa necessidade, escolha os amigos em que mais confia e faça isso de forma privada. Postar coisas muito pessoais nas redes sociais tira a privacidade do profissional e pode passar uma impressão de fraqueza, o que deixa o funcionário vulnerável ao julgamento alheio, sendo um prato cheio para aqueles que estão afim de revirar seu perfil para conhece-lo melhor. O que você pode fazer nesse caso é criar um perfil à parte para postar coisas pessoais e sem seus contatos ou dados profissionais.

Com o Curso de Marketing Pessoal você vai poder se aprofundar sobre tudo o que diz respeito a seu relacionamento com seus clientes, equipes e gerentes de forma mais objetiva e assertiva, sabendo exatamente o que, quando e como se deve agir. O Curso de Marketing Pessoal ajuda o profissional a desenvolver habilidades e percepções importantes que irão contribuir para a melhora de sua imagem e refletir em seu diferencial em relação a seus concorrentes.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos