Por que gestão de pessoas é tão importante?
Postado por Admincursos | 21 de janeiro de 2016 | Deixe aqui seu comentário

Saiba por que a gestão de pessoas é fundamental para as empresas.
A importância da gestão de pessoas em qualquer organização está exatamente nelas, as pessoas que formam a base organizacional e são a parte atuante e produtiva de uma empresa. Ela se define como um procedimento que tem como principal objetivo valorizar os integrantes de uma organização, assegurando que todos os seus participantes atuem de forma mais harmonizada com seus princípios e metas, sem deixar a desejar seu potencial produtivo individual para a realização de seus trabalhos. Esse conceito não é antigo e é só olhar para trás que nos lembramos de como era o meio empresarial há uma década. Antes, a hierarquia era mais piramidal e os colaboradores de uma empresa eram vistos como máquinas, além do fato de que podiam gozar de muito menos direitos trabalhistas e eram submetidos a longas cargas horárias. Agora, o cenário é bem diferente. Nunca o ambiente empresarial esteve tão atento à sua gestão interna, preocupando-se com a qualidade de vida de seus funcionários, a forma como a liderança é aplicada e a prevenção ou resolução de conflitos da forma mais democrática possível.
Hoje, junto ao aprimoramento de direitos e melhorias nas condições de contratação – e diante das novas exigências do mercado – as empresas estão percebendo que, sem investir primeiramente em sua relação com seus funcionários, seu crescimento se torna muito mais lento ou pode até mesmo ser algo inatingível. As empresas já perceberam que estão sendo forçadas a ter um olhar mais humanizado sobre seus funcionários e têm como maior desafio gerir a atmosfera altamente complexa e dinâmica que constitui uma organização. Gerir pessoas é bem mais difícil do que parece e, levando em conta que estamos falando sobre indivíduos totalmente diferentes em sua forma de pensar, agir e atuar no mercado, são necessários alguns procedimentos estratégicos, que possam ser aplicados de forma metódica e, ao mesmo tempo, trazer as pessoas para mais perto da empresa, mergulhando em seus empreendimentos, na determinação da qualidade de produtos e serviços prestados ao cliente, entre outras coisas.
A chave para o sucesso
Um bom modelo de gestão de pessoas que deixa a terra mais fértil para proporcionar vida longa ao empreendimento é aquele que tem como base dois princípios: a meritocracia e a melhoria constante. A técnica propõe que todos os processos de uma empresa sejam constantemente aperfeiçoados: planejamento, execução do plano, verificação dos resultados e correção dos erros e incompletudes. Para que os negócios cresçam e a empresa seja capaz de sobreviver tanto às adversidades do mercado como às diversas gerações que ela abriga em seu ambiente de trabalho, é preciso adotar um modelo de gestão mais integrado com seus objetivos e que possa ser aplicado de forma sincronizada. Só assim a empresa conseguirá driblar os riscos, fortalecer seus controles internos e crescer de forma contínua.
Como se dá a gestão de pessoas nas organizações?
Para que a gestão de pessoas seja realizada efetivamente o processo deve ser frequente e envolver a organização como um todo, desde seus empresários até aqueles colaboradores com menores responsabilidades. Obviamente que os diretores detém a maior parcela de importância no que se refere a determinação de estratégias, pois é de responsabilidade dos líderes acompanhar seu time mais de perto, revelando conhecimentos sobre eventuais dúvidas. Já os colaboradores devem saber o que e como desempenhar suas funções aplicando seus conhecimentos da melhor forma e auxiliando os novatos, prestando-lhes informações úteis sobre todos os desenvolvimentos, princípios e metas da empresa.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos