Reconquistando o Cliente
Postado por Admincursos | 18 de janeiro de 2016 | Deixe aqui seu comentário
Veja dicas de como reconquistar seus clientes.
Vivemos em uma era contrária ao modelo de propaganda antigo. Os tipos de anúncios plastificados e promissores que antes faziam sucesso e atraiam o público, hoje, têm perdido cada vez mais força no mercado. O fato é que o cliente está ficando mais exigente e a velha propaganda, a cada dia que passa, parece estar com os dias contados. Agora, está mais difícil confiar em publicidade e, quando a empresa não oferece produtos de relevância ou quando o produto não tem qualidade, esse repúdio do público ganha ainda mais força e é muito comum clientes que eram fiéis até ontem começarem a buscar por outras opções de empresas concorrentes para suas compras futuras. Mas, por que isso acontece?
Um dos motivos que levam clientes a se afastarem da empresa não é exatamente o produto, mas o serviço de atendimento ao cliente prestado pela empresa, que, no Brasil, já sabemos o quão estressante e desgastante pode ser. Veja abaixo algumas dicas de como reconquistar a confiança de seus clientes e atrair seu público alvo novamente a fim de poder consolidar uma nova parceria.
Saiba investir no conteúdo
O que diferencia um bom marketing de conteúdo é sua capacidade de apresentar o que é proposto de forma convincente, na hora certa e para os clientes certos. O investimento em um bom marketing de conteúdo ajuda a empresa a aumentar a fidelidade em sua marca. Para aumentar sua eficácia, é necessário alinhar conteúdo ao público específico em vista. Por exemplo, a loja Magazine Luiza possui uma ótima aposta em marketing, envolvendo plataformas, blogs e seu próprio site de vendas. A empresa oferece a seus clientes dicas de uso e conservação de produtos recém-adquiridos. Quer coisa mais relevante do que isso? O fato é que, quando um conteúdo é bem posicionado e segue as tendências do mercado, as negativas acabam ficando mais aceitáveis e corrigíveis. Assim, os clientes pensarão duas vezes antes de mudar para a concorrente. Para tal, é imprescindível que se aposte em tecnologia – criação de uma página da empresa nas redes sociais, e-commerce e uma interação saudável com os clientes.
Relacionamento é mais do que importante
O relacionamento entre empresa e cliente é muito mais importante do que se pensa e, ao contrário do que muitos acreditam, não termina na venda de um produto ou conclusão de um serviço. Essa relação entre as partes acontece desde o primeiro contato, seja na apresentação de um produto ou loja, ou através de uma ligação. O modo como você divulga seu conteúdo também cria esse vínculo com os clientes, principalmente se forem usados, desde o início, mecanismos que acompanhem o avanço do mercado. O atendimento ao cliente seria o tipo de contato mais próximo que o cliente tem com a empresa e, portanto, quanto melhor for a experiência do cliente na solução de problemas ou esclarecimento de dúvidas, por exemplo, melhor será sua impressão. Essa comunicação não limita-se apenas à forma verbal, mas por meio de campanhas, formas de divulgação e linguagem usada para atrair ou recuperar clientes.
O cliente vale ouro
Uma coisa que se deve ter em mente é que cada cliente é único. Assim como um jogo de dominó, um cliente insatisfeito pode fazer a empresa falir, especialmente hoje com os compartilhamentos nas redes sociais, que se dá em questão de minutos. E isso não é exagero. Uma dica bastante importante e que muitas empresas ainda não aplicam é saber oferecer serviços que sejam úteis para o cliente. Você acha que um e-mail oferecendo um Galaxy é relevante para uma pessoa que só busca por produtos da Apple? Como será que o cliente irá se sentir ao receber uma oferta especial dias após ter comprado o mesmo artigo por um preço mais caro? Provavelmente ele ficará com uma má impressão, que, mesmo que não esteja diretamente ligada à marca da empresa, pode acabar deixando-o com uma sensação negativa. Cliente não é número nem máquina. É preciso trabalhar na individualização de serviços, ofertas e da comunicação, aplicando as relevâncias para fazer germinar um bom relacionamento com o cliente.
Com o Curso de Atendimento ao Cliente você vai poder aumentar suas chances de reconquistar seus clientes, aprendendo a prestar um serviço de atendimento de qualidade e aperfeiçoar suas comunicações interpessoais com seus clientes, reconhecendo a melhor forma para lidar com pessoas e aprofundando-se mais sobre os diferentes tipos de clientes, argumentação, competitividade e dicas gerais sobe o tema.
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