A Logística como vantagem competitiva

Postado por Admincursos | 11 de fevereiro de 2016 | Deixe aqui seu comentário

A Logística como vantagem competitiva

Saiba por que a Logística é tão importante para as empresas.

O maior diferencial que uma empresa pode ter em relação às concorrentes é seu grau de planejamento e organização na fabricação e distribuição de seus produtos. É unânime entre os especialistas em marketing e gestão empresarial: um bom planejamento de Logística é quase que obrigatório para o sucesso de uma organização. O termo, de forma resumida, significa um conjunto de métodos de conhecimento e técnicas destinadas a facilitar as ações de uma empresa, explorando todos os seus setores com o intuito de agilizar processos, atingir as metas e reduzir custos. A empresa que não investe em Logística hoje em dia torna-se ultrapassada e não consegue se manter de pé por muito tempo no mercado. Mas, por que a Logística é tão importante para as empresas? Veja abaixo quatro pontos que explicam o por quê.

Reduz custos e evita desperdícios
Todas as cadeias de eventos impactam de forma positiva na economia das empresas e as levam para mais longe no mercado. Um planejamento logístico bem feito reflete em todos os setores de uma empresa, além de promover a qualidade da infraestrutura de transporte, estocagem de insumos e produtos acabados. A Logística também ajuda na reavaliação de estratégias de distribuição a fim de buscar sanar possíveis problemas identificados em meio á rotina da empresa.

Mais produtividade
Separadamente, cada setor possui uma rotina específica e precisa atingir diferentes tipos de metas, concentrando suas preocupações em suas atividades isoladas. Porém, a partir do momento em que a integração entre os setores ajuda a garantir um cumprimento mais eficaz das metas e prazos estipulados pela empresa, o trabalho ganha particularidades e torna-se mais preciso. A Logística, quando aplicada à integração entre os diversos setores de uma empresa, favorece o trabalho das equipes, surtindo efeito produtivo e desenvolvendo seu lado proativo.

Sustentabilidade
O planejamento logístico, quando este é bem organizado, garante ações sustentáveis e transformam a imagem da empresa diante de suas concorrentes no mercado. Nesse processo, é avaliado o descarte de resíduos e materiais diversos, garantindo todo e qualquer cumprimento das leis ambientais e destacando a marca da empresa perante a sociedade da região em que ela atua. Essa sustentabilidade também se estende ao bom andamento dos trabalhos e à qualidade dos transportes, analisando desde a compra do produto e as matérias-primas utilizadas até a entrega para o cliente final.

Distribuição garantida
Através dos planejamentos logísticos é possível tornar os processos de transporte e entrega muito mais eficientes para a empresa. Como resultado, os insumos serão assegurados, chegarão até as fábricas e serão acomodados e utilizados da melhor forma, minimizando ao máximo os desperdícios e gastos adicionais com imprevistos. Após essa etapa, os produtos serão então direcionados para a localidade do consumidor final por meio de estratégias inteligentes e eficientes de distribuição.

Quer saber mais?

Com o Curso de Logística você vai se aprofundar muito mais sobre a importância da Logística nos setores de transporte e industrial, além de conhecer todas as estruturas de transporte e de armazenamento utilizadas no mercado. No Curso de Logística você também aprende dicas sobre planejamento e organização de fabricação e estoque, além de estudar conceitos e desafios do gerenciamento logístico, entre outras atividades que vão mantê-lo bem informado sobre o papel da Logística em qualquer empresa.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *