Veja o que pode estar atrapalhando em sua gestão.
Primeiramente, é preciso entender que quando as pessoas reagem a um comportamento, não é sempre que elas estão erradas ou, se estão, o erro nunca é 100% só delas. Se as determinações de um chefe não são inteiramente cumpridas, por exemplo, por mais injusto que soe, a culpa de toda essa confusão quase sempre é dele mesmo. E o motivo disso é simples: ele ainda não tem preparo para ser líder e, portanto, não pode ser ouvido nem respeitado por seus subordinados. Se você está considerando ou foi promovido para um cargo de chefia essa é a hora de aprimorar seu potencial de liderança, tendo como principais bases sua habilidade de comunicação, seu grau de seriedade e compromisso com a empresa que lidera e sua postura profissional. Veja a seguir alguns pontos importantes na vida de qualquer líder de empresa.
Dê o exemplo antes de cobrar
Esse exemplo não vale só para o meio profissional, mas deve ser aplicado na vida. Quando você não dá o exemplo, fica muito difícil cobrar algum tipo de comportamento das pessoas. Não que isso seja lógico ou o certo, mas sabemos que o ser humano é movido a inspiração. Funcionários que não tendem a seguir as obrigatoriedades impostas pelo chefe, em primeiro lugar, não sentem confiança nele. Isso pode estar relacionado ao modo como o gestor age, como por exemplo não praticar aquilo que defende dentro da empresa. O resultado disso é um clima de insegurança e tensão entre as partes, lembrando que um dos primeiros motivos de uma demissão é quase sempre a falta de confiança e parceria com os gestores.
Se você quer que seus funcionários cheguem no horário, não chegue atrasado; se quer ter um ambiente mais harmônico, não espalhe a discórdia entre os funcionários. É preciso levar em consideração que tudo partirá primeiramente de você, já que é você quem dita as regras e os nortes dentro do local de trabalho.
Saiba ouvir e comunicar-se bem
Se seu cargo de chefia está turbulento e você não está conseguindo organizar suas incumbências por descrédito ou falta de comprometimento por parte de seus subordinados, é bem provável que o oposto não esteja acontecendo: você não está os ouvindo. Neste caso, é válido convoca-los para uma reunião e dar recomendações ou exigir uma melhora em sua performance. Crie também ocasiões onde os subordinados possam trocar ideias e expressarem suas opiniões sobre a empresa mais abertamente. Promover encontros informais também lhe ajudará a conhecer melhor o perfil de cada um deles.
O feedback frequente ajuda a construir um ambiente de trabalho mais enriquecedor e saudável para todos os envolvidos nas atividades e principalmente para o líder, que, a partir daí, também consegue entender mais ou menos como cada um de seus funcionários opera. Isso também é salutar para a empresa porque aumenta o engajamento da equipe, o que pode vir a refletir em uma maior produtividade da empresa.
A comunicação é outro ponto importantíssimo em qualquer empresa, senão o mais importante. Através dela, fazem-se todas as relações entre chefe e subordinados e, portanto, é primordial que o líder saiba expressar-se de forma assertiva e empreendedora, evitando contradições ou promessas que vão além de suas capacidades e visando sempre o melhoramento da empresa como um todo.
Curso de Chefia e Liderança
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