Todo mundo sabe que a vida de uma empresa competitiva não é nada fácil e ao longo de um ano seus negócios podem oscilar infinitamente. O número de empresas que fecharam as portas no ano de 2015 é alarmante e, desde a chegada da crise, os setores que conseguiram manter-se mais estáveis lutam dia e noite para que seus negócios continuem a dar bons frutos. O fato é que muitas empresas estão enfrentando dificuldades no mercado e a causa desses problemas pode estar sendo sua falta de organização e planejamento. Com a chegada da internet e de todos os demais avanços que a tecnologia nos trouxe, as empresas estão tendo que enfrentar um mercado mais instável e público mais exigente.
Citemos um exemplo: quando o fim do mês vai se aproximando, está cada vez mais comum ver equipes de vendas, por exemplo, não conseguindo alcançar as metas e, nessas horas, a tensão começa a tomar conta, os funcionários aumentam as horas extras e o trabalho começa a trazer desgaste físico e emocional. Isso atinge também seu grau de produtividade e, consequentemente, a qualidade do trabalho. E quando o mês finalmente termina, em geral, deixa-se as falhas para trás e a consciência pesada em conjunto com a frustração de um mês com poucos resultados deixam o mês seguinte cheio de expectativas negativas. Para evitar todas essas problemáticas, existem alguns pontos importantes que a empresa deve estudar, analisar e solidificar em seus negócios diariamente para que ela possa progredir.
Tudo isso pode ser evitado quando a empresa investe em Planejamento Estratégico. Se você nunca ouviu falar sobre Planejamento Estratégico, é disso que muitas empresas estão necessitando para conseguir driblar a crise e atrair mais clientes. Veja abaixo o que é analisado no Planejamento Estratégico:
Para que uma empresa tem vendedores se eles não sabem vender ou não entendem bem de seus produtos ou serviços? O funcionário que não entende sobre o que está expondo ao cliente não irá demonstrar convicção alguma. Parece algo simples, mas muitas empresas não investem ou não incentivam a atualização de seus funcionários. Mesmo que sua empresa seja a melhor do mundo e seus produtos os mais destacados do mercado, se você não souber apresentar tudo isso ao cliente, de nada valerá o investimento. Gerar conteúdo de marketing pode ajudar não só seus clientes, mas a própria equipe de vendas. Lembre-se sempre de que quanto mais seus funcionários souberem sobre o que sua empresa oferece, mais confiança passarão na hora de demonstrar seu conteúdo ao cliente.
Essa também é uma importante etapa para a equipe ter uma visão geral de seu progresso ou, por que não, retrocesso. Aqui, a empresa saberá onde errou e terá a chance de se reinventar. Dessa forma, a empresa não fica dando tiros no escuro e os problemas são reconhecidos e solucionados muito mais rapidamente.
Agora que você já investiu em marketing e já reconheceu alguns dos erros da organização, está na hora de treinar seus funcionários. Não basta estudar sobre os serviços. Todos precisam de treinamento e coach para poderem ampliar suas habilidades técnicas e tornar sua rotina mais dinâmica, já que é muito comum a rotina virar hábito e, com isso, o profissional começar a ignorar detalhes importantes que, se considerados, podem cativar o cliente e fazer com que ele mude de ideia na hora de sua escolha.
Como a vida das empresas de hoje em dia é uma verdadeira montanha-russa e nunca se sabe como será o mês seguinte, é imprescindível que a empresa invista na atmosfera do trabalho. Para conseguir manter seus funcionários motivados você pode recorrer a uma série de ferramentas e estratégias como, por exemplo, a criação de uma cultura interna, que visa não só vender o produto, mas também um conceito. Com isso, já haverá algum propósito. A infraestrutura do local deve ser favorável, bem como as condições de trabalho e incentivos em dinheiro ou benefícios. Contratar funcionários com o nível de educação parecido irá ajudar a amenizar os desentendimentos e criar um ambiente muito mais harmônico.
Neste curso você vai aprender sobre o conceito de planejamento estratégico, analisando suas etapas e estudando outros temas, tais como a elaboração de cronogramas, perfis estratégicos, políticas e princípios, planos de ação, propostas de novos modelos de gestão, entre outras coisas que vão torna-lo mais consciente das atividades de sua empresa e do que precisa ser melhorado para atingir o sucesso.
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