É comum as pessoas confundirem essas duas áreas por não compreenderem bem suas diferenças na prática. O fato é que publicidade e marketing não são sinônimos e, apesar de terem alguma ligação, devem ser tidas como áreas distintas. Se você também se embanana na hora de comparar as duas áreas ou está em dúvida sobre qual estudar, vale a pena dar uma conferida na diferenciação que fizemos.
Como já sabemos, o marketing é tido como o “pai” da publicidade e propaganda, uma vez que se trata de uma área muito mais abrangente, sendo a estratégia global que envolve todos os processos de venda e interação entre empresa e consumidor, desde serviços, produtos ou a própria comunicação do negócio. Digamos que o marketing pode ser definido como uma estratégia que visa gerar ações que consigam alcançar, compreender e satisfazer as exigências do cliente.
A publicidade é a difusão de todas essas ideias, com o intuito de tornar algo divulgado; público. Ou seja, é nada mais nada menos que uma ferramenta para divulgar os produtos e serviços. A publicidade tem como prioridade a propaganda comercial e lida com anúncios de empresas e marcas, em sua maioria, destinadas ao setor comercial, seja este na televisão, nos jornais e revistas impressas, internet, rádio ou em outros meios de comunicação.
O marketing define-se como as formas de planejamento estratégico com o intuito de alcançar os objetivos de uma empresa. E para tal, analisa o produto, seus preços, além das promoções e do próprio impacto que ele está tendo no mercado, estando sempre em trabalho para criar atividades que visam atrair o cliente. O marketing ajuda também a definir de forma mais clara quem é a empresa, suas missões, sua história, seus objetivos e para quem ela quer oferecer seus produtos ou serviços, isto é, seu público alvo.
Na verdade, a publicidade já faz parte do marketing, sendo uma de suas principais ferramentas, uma vez que o profissional formado em marketing cria estratégias para conseguir atender as necessidades dos clientes. A divulgação é unicamente da publicidade, que tem como objetivo convencer o consumidor. O fato é que um depende do outro e, portanto, estão ligados. O marketing determina o que será feito na promoção do produto ou serviço e, nisso, a publicidade entra em cena para gerar um plano de marketing de acordo com as exigências e necessidades do mercado través de anúncios, campanhas e mídias.
A publicidade é fundamental e auxilia todo o trabalho feito pelo marketing. Devemos lembrar ainda que não há publicidade eficaz sem o conhecimento profundo sobre seu público alvo, planejamento de estratégias ou noção sobre sua concorrência. Isso quer dizer que, se o marketing é malfeito, a publicidade terá péssimos resultados.
Nesse curso você vai poder aprofundar seus conhecimentos sobre o que rege a área de publicidade e propaganda, compreendendo suas principais diferenças e aprendendo a promover produtos e serviços, desenvolver campanhas, fazer planogramas e destacar uma loja ou comércio. Saberá também quais são as etapas para o sucesso na área de marketing e qual é o ciclo de vida de um produto, entre outras coisas.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosOs cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…