Categorias: Gestão de Compras

É preciso investir em uma boa gestão de compras

Saiba o que é gestão de compras e qual é seu papel nas empresas.

A gestão de compras – também chamada de administração de compras – é a área responsável pela compra de materiais ou matérias-primas dentro das empresas, seguindo políticas específicas para cada organização. Essas políticas incluem os cálculos associados às despesas com depreciação e estocagem, avaliação do modo de instalação e verificação dos sistemas de custeio, por exemplo. A gestão de compras é parte fundamental e integrante em um processo de suprimentos, uma vez que ela permite um melhor uso dos recursos disponibilizados em uma empresa a fim de evitar gastos com a compra de materiais ou estocagem. O administrador de compras é alguém que planeja essas compras de modo a realizá-las no tempo adequado e na quantidade exata para as cumprir com todas as necessidades da empresa, além de averiguar se recebeu efetivamente suas aquisições e atuar no desenvolvimento dos fornecedores.

O administrador deve manter o fluxo de suprimentos em andamento para ser capaz de atender as demandas de produção e, dessa forma, evitar excedentes que, na maioria das vezes, geram custos significativos e podem inclusive afetar a própria operacionalidade da empresa. Cabe ao profissional dessa área atuar na administração de contratos com fornecedores e realizar negociações honestas e justas a fim de garantir as melhores condições de prazo e qualidade para a empresa. Dessa forma, há um aumento considerável em sua produtividade, visto que não ocorrerá problemáticas como a falta de material ou a perda de prazos, entre outros imprevistos que geram gastos. Além disso, a empresa terá custos menores no que se refere aos investimentos do processo, o que irá ajudar a maximizar seu faturamento final.

Por que confiar na gestão de compras?

Gerenciar as compras de seus negócios é uma estratégia inteligente que envolve todos os departamentos de uma empresa. O objetivo da gestão de compras é exatamente otimizar todos os recursos oferecidos, com o intuito de gerar mais lucro financeiro. Empresas que trabalham com almoxarifado ou estoque, por exemplo, precisam facilitar a visualização de todas as aquisições realizadas, tanto de produtos como por seus fornecedores. Encontrando o balanço ideal entre clientes, fornecedores, material e custos com entrega de mercadorias, é possível otimizar as estratégias de mercado e facilitar a visibilidade dos lucros.

Passos essenciais para uma boa administração de empresas

Aqui, veremos os processos da gestão de compras. Inicialmente, é preciso saber estabelecer os objetivos da empresa para poder encontrar o modelo de gestão mais apropriado. Isso pode ser feito através da reunião dos departamentos a fim de estabelecer uma meta mais realista. Feito isso, é preciso haver um monitoramento dos dados da empresa, controlando os produtos que foram ou precisam ser adquiridos para manter a atividade em seus negócios – uma planilha organizacional com inventários irá ajudar. Além dessas etapas, também é estritamente importante: fazer uma lista de seus fornecedores, manter um bom relacionamento com seus clientes, saber negociar compras e gerir estoques, analisar vendas e criar um amplo networking, que contribuirá para a criação de elos entre clientes, empregados e fornecedores, gerando pontos positivos para a reputação de sua empresa e ampliando sua visibilidade no mercado.

Curso de Gestão de Compras

No curso de gestão de compras você vai poder conhecer de forma mais aprofundada os conceitos e a rotina dessa área, aprendendo sobre as relações entre as empresas e sobre os modelos de compras mais adotados no mercado. Saberá ainda identificar seus melhores fornecedores e negociar de forma mais assertiva, analisando o impacto da tecnologia no setor, as estratégias de compra e a gestão da cadeia de suprimentos, entre muitos outros temas que auxiliarão na administração saudável de sua empresa.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos
admincursos24

Compartilhar
Publicado por
admincursos24

Posts Recentes

Carreiras no Direito: conheça 5 especializações na área

Conheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…

3 dias atrás

O que se aprende em um curso de informática básica?

Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…

1 semana atrás

5 cursos de marketing para crescer no mercado de trabalho

Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…

2 semanas atrás

7 dicas para montar um plano de negócios com o curso de empreendedorismo

O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…

3 semanas atrás

Curso de auxiliar administrativo: entenda a função e como atuar na área

Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…

1 mês atrás

Cursos de educação infantil: como se preparar para atuar com crianças

O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…

1 mês atrás