Hoje, com a chegada da internet e o avanço acelerado da tecnologia e das ferramentas web, o número de sites que são gerados anualmente na rede chega a ser incontável. A cada dia, novos microempresários e profissionais independentes querem divulgar seus negócios no meio digital com o intuito de ampliar sua repercussão no mercado e aumentar seu campo de vendas. O fato é que criar um site não é tão fácil assim e, para quem ainda é leigo no assunto, deparar-se com a criação de um site pode ser uma tarefa um tanto complicada no início. Se você também está pensando em migrar para a rede e ter seu próprio site, mas não sabe por onde começar, confira 4 termos utilizados no desenvolvimento de páginas web, que com certeza irão ajudá-lo a entender um pouco mais sobre os processos de criação de seu futuro site.
Essa palavra parece complicada, mas não é nada mais do que o nome que o site irá receber para ser identificado dentro da rede – ou seja, o endereço do site. O termo “domínio” foi criado com o intuito de facilitar na memorização dos endereços. Sem o domínio, seria preciso memorizar uma grande sequência de números. A divulgação dos domínios na rede é feita por entidades registradoras e para você registrar seu domínio é preciso ser pessoa jurídica (apresentar CNPJ) ou pessoa física (apresentar CPF).
Aqui, precisamos ir ao cartório sempre que uma criança nasce para ter seu nome registrado. Na internet, isso se dá através do provedor. Ele seria o órgão competente que possibilita que façamos o registro de nosso domínio recém-criado. Através do provedor também será hospedado seu nome de domínio. Isso significa que qualquer configuração no domínio terá que ser feita em sua conta de usuário do provedor.
Da mesma forma que todos os arquivos de um computador (programas, fotos ou documentos) precisam de um local para serem armazenados (HD), todos os sites criados na web também precisam disso. Na verdade, todo endereço web necessita de residir em um computador, para o qual damos o nome de Hospedeiro de Nome de Domínio (Domain Name Host). O computador hospedeiro é conectado à internet e usa softwares especiais para fazer a tradução dos endereços da rede em endereços numéricos (IP) que são então empregados na internet. Quando alguém digita seu endereço no navegador, a pessoa é direcionada para seu site de forma rápida e direta. Sem essa hospedagem, seu endereço seria inacessível.
Termo criado por Tim Berners-Lee e muito repetido no mundo das páginas web, mas pouco compreendido por quem não conhece muito sobre o assunto. O HTML é um tipo de linguagem de comunicação entre o documento HTML e o navegador, utilizada para produzir páginas na internet. O navegador se encarrega de fazer a leitura do documento e interpretar os códigos, que são exibidos na tela do navegador.
Achou tudo muito confuso à primeira vista? Com o Curso de HTML5 você pode aprofundar-se sobre tudo o que mencionamos acima, além de aprender sobre layouts HTML5, motores de renderização, multimídias, validação de formulários, Menus e Toolbars, entre muitos outros temas ligados à criação de sites.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…