A carta de apresentação – também conhecida como carta motivacional – é uma carta de introdução que geralmente é anexada ao currículo, sendo usada em muitos países da Europa e nos Estados Unidos. Na carta, os profissionais têm a oportunidade de explicar aos potenciais empregadores por que eles devem escolhê-los para a vaga de emprego em questão. A carta de apresentação serve também como uma outra ferramenta – a do marketing pessoal. Isso porque ela destaca o que tenha sido descrito em seu currículo e, dentre tantos currículos que a empresa recebe, pode aumentar suas vantagens no processo seletivo.
O fato é que redigir uma carta de apresentação nem sempre é algo tão fácil e, se for feita com descuido, pode não só comprometer a imagem do profissional como, consequentemente, diminuir suas chances de ser chamado para uma entrevista. Mas, calma! Para ajudá-lo com isso, trouxemos hoje algumas dicas de como estruturar seu texto e elaborar uma carta de apresentação atualizada e de boa qualidade.
Antes de redigir a carta, é fundamental que o profissional leia os pré-requisitos da vaga desejada e analise a relação entre os aspectos de sua experiência e o que está sendo solicitado. O que importa mais não é se você desempenhou uma ou outra função há algum tempo, mas se você mencionou suas competências na carta de apresentação – que serão posteriormente comprovadas com seu CV. Para tal, basta reunir os requisitos que você tem logo no início da carta, pois dessa forma é possível enaltecer sua apresentação e atrair os olhos do recrutador.
Depois de revelar sua experiência e competências exigidas para o cargo pretendido é preciso indicar seus interesses na empresa, com informações sobre o setor e as atividades nas quais ela está envolvida. Mostre que você conhece bem sua área de atuação e posicionamento no mercado. Isso demonstra que você está motivado a conquistar a vaga. Não se esqueça de mencionar também alguns pontos em que você acha que pode contribuir para agregar valor aos negócios da organização.
Erros grotescos de português diminuem a credibilidade da carta. Uma carta bem escrita demonstra que o profissional tem capacidade para se comunicar de forma assertiva e com qualidade. O profissional que tropeça no português passa uma impressão de descuido, despreparo e desinteresse. Certifique-se sempre de que seu conteúdo foi bem revisado, mesmo que essa revisão seja feita por terceiros.
É preciso tomar muito cuidado: a carta de apresentação está longe de ser uma prosa particular com o recrutador! Ela precisa apenas destacar o conteúdo a ser transmitido ao empregador, podendo ter até 4 parágrafos, no máximo. Isso evita que a carta se torne algo monótono, repetitivo e sem objetividade aos olhos do leitor, que se sentirá desestimulado a ler adiante e procurar por mais informações sobre você. O documento nada mais é do que uma prévia do que será aprofundado em seu currículo.
Esse curso irá ajudá-lo a escrever melhor e, consequentemente, comunicar-se melhor, duas habilidades importantíssimas no meio empresarial. Aprendendo a escrever bem, você poderá melhorar sua redação, aplicando-a no trabalho, no ENEM, nos concursos públicos ou em sua vida pessoal. O curso de escrita e redação irá ajudá-lo a usar a língua portuguesa com mais elegância, estudando as principais regras da língua portuguesa (gramática, acentuação, pontuação, estilos, etc.), bem como as técnicas de escrita mais utilizadas e os principais erros de gramática cometidos por vestibulandos inexperientes.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…