O que é preciso para identificar meu publico alvo?

Postado por Admincursos | 18 de abril de 2016 | Deixe aqui seu comentário

O que é preciso para identificar meu publico alvo?

Saber identificar o público-alvo é regra básica para o sucesso de qualquer negócio.

Quando se abre um negócio, muitos fatores devem ser considerados para que o tal empreendimento deixe o papel e comece a trilhar o caminho em direção ao sucesso. Levantar capital inicial, definir produtos e planejar as finanças são apenas alguns dos pontos importantes a serem analisados. Considerando tudo o que envolve a abertura e a boa gestão de um negócio, uma das coisas mais determinantes para atingir bons resultados é o público-alvo. A depender do empreendimento que se deseja implementar, será preciso identificar primeiramente a faixa etária dos clientes, bem como seu nível de renda e estado civil. Com essas informações em mãos, é possível selecionar a parcela de maior destaque para seu mercado.

“É muito melhor conquistar uma boa comunicação com seus vizinhos do que falar mais ou menos com todo mundo”, dizem especialistas. Lançar qualquer negócio sem entendimento prévio de seu público-alvo traz uma série de riscos que vão afetá-lo de forma bastante negativa ou até mesmo definitiva. Mas, em meio à competitividade instalada no mercado, como posso conquistar meu público alvo? Veja a seguir.

Pesquisa de mercado

É extremamente importante conhecer em que mercado sua empresa atua e quais as metas que pretende atingir. Quanto mais detalhados forem esses dados, melhor será para a exatidão nos resultados. Peguemos, por exemplo, uma empresa que se dedica ao setor de imóveis de está atuando em uma região específica. Essa região é de imóveis comerciais ou residências? Existem mais casas ou prédios? Esses prédios precisam de reforma ou foram lançados recentemente? Neles moram pessoas casadas ou solteiras? Qual seria a faixa predominante dos indivíduos? E sua renda? Tudo isso precisa ser avaliado.

Organização das ofertas

Tendo definido seu público majoritário, é hora de preparar sua oferta pensando, em primeiro lugar, nas necessidades de seus clientes. Citaremos como exemplo uma farmácia que foi construída em uma área residencial, onde a grande maioria dos moradores são recém-casados e com filhos. Com essa informação, vale tentar incrementá-la com produtos de higiene pessoal e alimentícios para crianças. Independente do setor em alvo, é importante organizar suas ofertas, preços e fatores relativos à competitividade.

Defina suas estratégias

Outra coisa importante para salientar é a análise do tipo de negócio. Procure sempre identificar os canais através dos quais é possível alcançar clientes, considerando o retorno e os custos. Panfletagem, e-mail marketing, divulgação em TV, rádio, jornais, mídias sociais ou eventos. O que é necessário para turbinar sua cadeia de clientes? Como você pode alcançá-los e fazer com que eles descubram que seu negócio existe? Um bom planejamento e marketing sempre facilitam na hora de encontrar e atrair seu público-alvo.

Curso de Planejamento Estratégico e Curso de Marketing

Com o Curso de Planejamento Estratégico você poderá atingir objetivos e traçar planos para executar com eficiência e visão de mercado. O curso traz o conceito da estratégia e de sua importância para o sucesso de um empreendimento, além de explorar ferramentas como BSC e SWOT, entre muitos outros temas relacionados a questões de gestão estratégica. Já no Curso de Marketing, você aprende a desenvolver campanhas de publicidade e utilizar técnicas para promover seus produtos ou serviços, além de aprofundar-se sobre o conceito de Marketing e sobre seus planos e tendências no mercado.

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