Veja 4 grandes erros cometidos por líderes de empresas.
Sabemos que diante dos erros podemos aprender a aprimorar nossas habilidades e melhorar nossa compreensão sobre o mundo. No entanto, quando estamos falando de uma empresa, o melhor é sempre evitar cometer erros, já que qualquer desdobramento tem muito mais impacto para sua imagem. E nessas horas, quem está exercendo uma posição de liderança precisa buscar meios de reverter as problemáticas para que o pior não aconteça. Um cargo de liderança exige habilidades específicas como empreendedorismo, comunicabilidade, entre outras coisas importantes para saber conduzir uma equipe. Abaixo, elencamos alguns dos erros mais cometidos por quem exerce cargos de chefia e conduz equipes.
Não dar feedback
Um líder que não dá feedback sobre o trabalho de sua equipe deixa portas abertas para novos erros. Quando você não corrige sua equipe durante o desenvolvimento de um projeto, acaba impedindo que seus funcionários aprimorem suas habilidades e melhorem como profissionais. Lembre-se de que, há tempos, chefe não é aquele que manda fazer e se abstém dos projetos, mas é aquele que trabalha em conjunto, tendo a equipe como seu braço direito e, portanto, ajudando-a a desenvolver suas habilidades.
Não saber administrar conflitos
Se você é líder e não sabe
administrar os conflitos que acontecem dentro do local de trabalho, pode esperar por problemas maiores. O líder precisa desenvolver as qualidades de um profissional empreendedor, sabendo agir sempre antes do avalanche para que as resoluções sejam imediatas e o problema não se estenda. A definição de metas claras também ajuda a administrar os conflitos, principalmente porque a equipe geralmente não consegue estabelecer objetivos claros e o trabalho vai ficando confuso, refletindo na produtividade. Ninguém pode ser produtivo se não tem ideia do que está fazendo e a equipe tende a empacar se não tem metas e organização ao longo dos processos.
Assumir as tarefas que delegou
A delegação é uma coisa complicada, principalmente porque é difícil confiar em alguém para fazer um trabalho corretamente. Mas, se você assume todas as tarefas, nunca terá tempo para concentrar-se em algo maior, ou seja, em outras questões que vão além da realização das tarefas e que estão associadas ao próprio ofício de gestor. O ideal é trabalhar sempre acompanhando, mas confiando no trabalho da equipe. Quando falamos de um bom líder, estamos falando de alguém que sabe exatamente quem pode selecionar para os projetos, já que conhece melhor as habilidades individuais de cada um de seus subordinados.
Achar que um estilo de gestão é universal
Os princípios para conduzir uma equipe podem ser similares, mas o estilo de gestão nunca será igual e estará sujeito a mudanças, a depender do quadro de trabalhadores, tipo, tamanho ou prazo dos projetos e, claro, a realização da tarefa em si. Quanto mais personalizada for a gestão, mais direcionada será e, com isso, a condução da equipe se torna muito mais construtiva e eficiente, uma vez que o estilo empregado na gestão se encaixa com o perfil dos profissionais e com o modelo apresentado.
Com o
curso de chefia e liderança você vai aprender a dirigir e comandar grupos, tornando-se um líder muito mais capacitado para conduzir suas equipes e sabendo como motivar os funcionários e relacionar-se com a equipe de forma construtiva. Entre todos os temas abordados neste curso, destacamos: o uso da empatia, os princípios de liderança, as bases de liderança democrática e a metodologia de um líder, entre muitos outros temas que vão ajudá-lo a exercer a posição de liderança com mais competência.