O que é Marketing Político?
Postado por Admincursos | 30 de maio de 2016 | Deixe aqui seu comentário
Saiba o que é e como funciona o Marketing Político.
A política nunca esteve tão em evidência e esse é um momento mais do que apropriado para falarmos sobre marketing político. Com certeza, nos dias de hoje há um grande número de profissionais de comunicação e marketing envolvidos com política. Primeiramente, precisamos lembrar que marketing político não é marketing eleitoral. A diferença é que o marketing político atua na criação de estratégias e ações para adequar candidatos ao eleitorado, ajudando a construir uma imagem a longo prazo. No caso do marketing eleitoral, atua-se na imagem imediata e luta-se para conseguir um maior número de votos.
O marketing político é considerado um processo bastante desafiador, demorado e que visa concentrar-se apenas no cliente, que no caso é o eleitor. Dentre as estratégias estabelecidas no planejamento das campanhas, está a pesquisa de eleitores a fim de descobrir as necessidades do momento e criar métodos para tentar conquistar mais aprovações. As atitudes partem do eleitorado, já que é ele quem comanda as ações de marketing e comunicação. O marketing deve ser acompanhado por pesquisas quantitativas e qualitativas, já que qualquer deslize pode influenciar diretamente no posicionamento do candidato.
Outra estratégia utilizada é a repetição da campanha, já que ela ajuda na memorização do receptor. A apresentação pode variar, contendo imagens, símbolos e slogans condizentes com todas as propostas do candidato. Além disso, vale focar nas vantagens e qualidades do candidato perante seu adversário.
Alguns dos princípios do marketing político são:
1. Minimizar as falhas e maximizar os pontos favoráveis;
2. Conhecer a cabeça do eleitor, antes de pronunciar-se;
3. Antecipar o ciclo de aspirações das eleições;
4. Ter o perfil que a população quer não é o suficiente. É preciso também saber associar sua imagem às estratégias de campanha;
5. Os eleitores sempre associam o candidato a mudanças e, portanto, esse é o momento de adotar essa imagem, respeitando seus limites pessoais, claro;
6. Direcione suas expectativas em segmentos com maior potencial de votos.
É importante também nunca confundir marketing com publicidade, distribuição ilegal de panfletos ou boca de urna. Lembre-se de que o marketing político aflora na competência da tomada de decisões. A campanha de Obama, por exemplo, atual presidente dos Estados Unidos, promoveu um enorme marketing político no país, especialmente no âmbito digital. Lembramos também que marketing é considerado a atividade humana destinada à satisfação das necessidades através de processos de troca. E no marketing político, essa troca acontece pelas propostas impostas pelo candidato e pelo peso das votações.
Com o curso de marketing político você aprenderá a aplicar alguns dos principais princípios do marketing direcionado à Política, conhecendo as estratégias utilizadas em campanhas de líderes políticos mundiais. Se você é um candidato, coordenador, assessor ou militante de campanhas, ou se apenas quer conhecer de forma mais detalhada as técnicas de marketing aplicadas à Política, esse curso lhe será de grande utilidade. Alguns dos temas abordados em detalhes no curso são: assessoria de imprensa para políticos e candidatos, a comunicação eleitoral, mídia versus Política, recursos utilizados, entre muitos outros.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos