As vantagens do Marketing de Relacionamento

Postado por Admincursos | 6 de junho de 2016 | Deixe aqui seu comentário

As vantagens do Marketing de Relacionamento

Veja 4 dicas para aplicar o marketing de relacionamento em sua empresa.

Já ouviu falar sobre o marketing de relacionamento? Cresce cada vez mais o número de empresários que começam a preocupar-se com a importância do Marketing a fim de trazer sua empresa para mais perto do mercado. Hoje, sabemos que a concorrência entre empresas que oferecem os mesmos tipos de serviços ou produtos é bem maior e, diante desse crescimento, conquistar o cliente virou um grande desafio.
Marketing é uma ferramenta que tem como objetivo principal criar um elo de comunicação entre empresas e seus clientes, gerando estratégias que visam aumentar as vendas e evidenciar os lucros. No mercado atual, não basta mais apenas potencializar o número de vendas. É importante também que haja a fidelização de clientes para que o negócio não sofra riscos de estagnação. Nesse caso, o Marketing se torna uma ferramenta crucial para o crescimento da empresa, garantindo maior sustentabilidade.

O marketing de relacionamento concentra-se nas ações tomadas pela empresa a fim de estabelecer um relacionamento positivo com os clientes, gerando uma relação de fidelidade através do oferecimento de benefícios que visam “segurar” o consumidor. Esse marketing vem se tornando cada vez mais atuante nas empresas, já que, diante desse novo mercado, conhecer, organizar, fidelizar e recompensar clientes são partes de um processo que atrai mais olhares e se torna favorável à antiga propaganda boca a boca.

Coloque-o em prática através dessas 4 dicas:

1. Crie um programa de fidelidade

Assim como o próprio nome já indica, o objetivo do marketing de relacionamento é tornar os clientes fiéis e, através disso, aumentar o número de vendas. Esse programa pode contemplar premiações para acúmulo de pontos ou recompensação por indicação. Nesse caso, a empresa deve especificar bem as regras definidas para que seus consumidores saibam o que precisam fazer para obter o benefício. É importante também priorizar aqueles clientes mais importantes para a empresa, ou seja, consumidores mais ativos, clientes que compram produtos mais caros ou aqueles que interagem nas redes sociais.

2. A personalização importa

Quem não gosta de se sentir especial? Os clientes não são diferentes e essa necessidade aumenta ainda mais, uma vez que estão pagando pelos serviços. Ofereça sempre a customização para aumentar a satisfação dos clientes, que com certeza vão se sentir bem tratados. Ela não precisa de investimentos altos, mas pode se dar através da comunicação com os clientes, inclusão de cartões de agradecimento, postagens em redes sociais, entre outras alternativas que vão fazê-lo sentir-se mais diferenciado.

3. Enxergue seu cliente

Não adianta ter todos os meios para cativar o cliente, mas pecar no relacionamento. Quando você tem uma pergunta na cabeça e precisa esperar muito tempo pela resposta, não vai ficar irritado ou tentar obtê-la através de outras fontes? Isso é natural nos dias de hoje e não é diferente com os clientes. Por isso, é importante que as respostas sejam rápidas e objetivas. Outra dica é estabelecer um prazo para responder, acompanhando a resolução do problema e analisando os prejuízos do consumidor final.

4. Aproxime-se do público

As antigas newsletters, e-mail marketing e promoções já são ferramentas que, apesar de serem importantes e terem seu papel tanto na divulgação como na ampliação dos contatos das empresas, deixam o tratamento mais impessoal. Hoje, é preciso criar um canal mais direto com os clientes e avaliar a repercussão de seus negócios através deles. A empresa deve incentivar o cliente a dar seu feedback, por exemplo, já que, muitas vezes, mesmo que a compra tenha sido realizada com sucesso, houve falhas no processo que podem influenciar em sua próxima compra. Ouça o que seus clientes têm a dizer!

Curso de marketing de relacionamento

Com o curso de marketing de relacionamento – ou marketing relacional – o relacionamento com seus clientes e fornecedores melhorará de forma considerável. Você conhecerá as principais características do marketing de relacionamento e como aplicá-las em sua empresa, além de desenvolver ações que tornam esse vínculo mais transparente e ajudam a melhorar a imagem da organização diante do público. O uso do CRM, a tomada de estratégias, o papel das mídias sociais ou canais de relacionamento e os mecanismos de fidelização também são assuntos que são de grande utilidade para os novos empresários.

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