A importância de uma boa estrutura organizacional

Postado por Admincursos | 11 de agosto de 2016 | Deixe aqui seu comentário

A importância de uma boa estrutura organizacional

Entenda como a correta definição de uma estrutura organizacional pode ser a chave do sucesso de uma empresa

A estrutura organizacional de uma empresa é importante para formalizar a delegação de tarefas e definição de níveis de autoridade que são necessários para que a empresa atinja seus objetivos. Uma estrutura organizacional eficiente é aquela que possibilita a solução de problemas e facilita as respostas. O desenho organizacional pode mudar de acordo com o crescimento da empresa e seus objetivos.

O desenho da estrutura formal conta com níveis hierárquicos, setores e departamentos bem definidos, bem como sua interligação. Por meio desta estrutura é possível compreender inter-relações e mobilidade dentro da empresa. Seu desenho evidencia se a empresa possui flexibilidade ou é resistente à mudança, criatividade e capacidade de inovar. O clima da organização e cultura da empresa serão diretamente influenciados pela sua estrutura.

Vantagens

Uma estrutura organizacional bem definida apresenta diversas vantagens, entre elas a identificação das tarefas necessárias, capaz de evidenciar as atividades que precisam ser realizadas para o pleno funcionamento da empresa. Com as tarefas definidas, é possível organizar as funções de cada colaborador para que as tarefas possam se cumprir com maior eficiência e qualidade.

Ao definir tarefas e delegar aos seus respectivos responsáveis, é possível obter informações mais precisas sobre as aptidões e entregas de cada colaborador. Desta forma, pode-se medir a produtividade e gerar feedbacks aos funcionários, o que é muito importante para melhorar o rendimento. Esse approach com os colaboradores para informar o feedback das tarefas ajuda a dar condições motivadoras aos trabalhadores.

Tipos de organização

As empresas podem contar com dois tipos de organização: a formal e a informal. Cada uma possui um método peculiar, geralmente concebido por quem desenhou a estrutura da organização.

A organização formal, apesar de bem definida, possui problemas em suas estrutura e nem todos os colaboradores e líderes se adequam a este padrão. Isto faz com que o comportamento de um colaborador ou setor entre em contradição com a estrutura.

Neste âmbito, surge a organização informal, que conta com estrutura não planejada e se fundamenta nas interações espontâneas dos atores que constituem uma empresa. Portanto, apresenta relações que não aparecem no organograma da organização formal.

O foco da estrutura informal são as relações entre as pessoas, diferente da estrutura formal, que enaltece autoridades e responsabilidades. A estrutura informal é horizontalizada, pois não possui um fluxo ascendente de autoridade.

Por ser mais maleável, a estrutura informal proporciona rapidez nos processos, reduz distorções presentes na estrutura formal, facilita o processo de comunicação entre os chefes e subordinados e integra melhor os colaboradores. Por outro lado, a estrutura informal pode ocasionar o desconhecimento de chefias, dificuldade no controle e possibilidade de atrito entre os membros.

Vale lembrar que ambos os tipos de organização apresentam vantagens e desvantagens. Embora exista diferenças entre os dois tipos de estrutura, elas podem dialogar entre si. É possível perceber, por exemplo, nuances da estrutura informal em uma estrutura formal, ou então um núcleo de uma grande estrutura formal que funcione melhor atuando com estrutura informal.

Situação Ideal

É importante manter uma boa estrutura organizacional dentro de uma empresa. Entretanto, esta estrutura só terá valor se tiver plena aceitação de sua ordem pela equipe que integra a empresa. Em uma situação ideal, a estrutura informal pode complementar a estrutura formal, havendo assim uma sinergia entre ambas.

Para entender melhor sobre a estrutura organizacional ideal para a sua empresa, conheça o curso de Administração de Empresa do Cursos 24Horas. As vídeo aulas online e professores qualificados poderão auxiliar você a desenhar a estrutura da sua empresa de modo a reduzir custos, aumentar a lucratividade e garantir a satisfação dos funcionários.

Receba gratuitamente nosso Glossário de Termos da Área Administrativa

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos