Como reagir ao feedback negativo e críticas

Postado por Admincursos | 15 de agosto de 2016 | Deixe aqui seu comentário

Como reagir ao feedback negativo e críticas

Dicas para ajudar empreendedores a lidar com as críticas e feedbacks negativos

 

Ser empreendedor é executar ações que poucas pessoas têm força para realizar. São muitas horas na semana de trabalho e todo o empenho em prol do seu próprio negócio e de seus clientes. Sim, porque o empreendedor não trabalha apenas para si e sua família. Ele trabalha para seus clientes e parceiros também. Portanto, um empreendedor precisa ter coerência e força mental nas suas atividades.

O antropólogo e sociólogo francês Marcel Mauss descobriu, estudando sociedades pré-capitalistas, que a economia de trocas deles se dava em um processo complexo de dar-receber-retribuir. Mauss sugeria que essa “lei” poderia subsistir na sociedade capitalista. Portanto, isso se assemelha muito à teoria da “lei de atração”, segundo a qual você recebe aquilo que projeta ao universo, assim como muitas outras teorias sobre prosperidade nos negócios.

Todas elas, a seu modo, têm razão. É preciso saber o que você está dando, e, muitas vezes, o feedback de seus clientes e parceiros  são a medida certa para saber como eles estão recebendo e retribuindo pelos seus serviços.

Bom senso é essencial

É preciso estar aberto às críticas e saber como lidar com elas. Mas, da mesma forma que você não deve se iludir com elogios fáceis, você não deve também se abalar de primeira com um feedback não tão positivo quanto você esperava.

Algumas pessoas são mais frágeis às críticas que outras. Algumas mesmo não conseguem lidar bem com isso e, por vezes, precisam recorrer à ajuda de terapeutas, coachings e outros profissionais para que possam ter coragem de se expor.

Ser empreendedor é isso. É dar a cara a tapa e ter seu trabalho avaliado constantemente. Mas não tenha pressa em se culpar por qualquer crítica. Da mesma forma que você deve estar atento aos feedbacks que recebe, deve estar atento aos seus críticos. Muitas pessoas, consciente ou inconscientemente, jogam com as palavras e isso pode lhe prejudicar de alguma forma.

Esteja sempre atento aos seus observadores. Uma boa maneira de avaliar as críticas lidar com elas é seguir os passos que vou descrever abaixo:

Ouça bem o que está sendo dito

Não interpele seu interlocutor antes dele concluir a crítica. Enquanto ele fala observe as expressões faciais e as reações dele a cada palavra. Se a crítica for escrita por e-mail ou redes sociais, leia com atenção, e busque conhecer minimamente seus críticos.

Analise a crítica

Confronte ela com a sua prática e a sua realidade. Veja se são pontos que você já observou. Muitas vezes, um empreendedor, por meio de suas ferramentas de gestão, reconhece pontos fracos antes de seus clientes e se planeja para solucioná-los com o tempo, de acordo com seus recursos. Se você já reconheceu antes os pontos da crítica, diga que já identificou e está trabalhando para resolver o problema.

Consulte uma terceira opinião

Se depois de avaliar criteriosamente seu feedback negativo, você considera que a crítica é procede, consulte outras pessoas. Veja o perfil de cada uma delas, observe se elas teriam motivos para lhe prejudicar com uma crítica destrutiva, por exemplo. Se a crítica realmente proceder, mude sua perspectiva. Entenda que não somos perfeitos e estamos em busca da nossa evolução. Pense sem culpa e sem ressentimentos e acredite que mudar vai lhe trazer vantagens com seus clientes parceiros.

 Monte um plano para lidar com a mudança necessária

Não leve para o lado pessoal, apenas pense em como proceder. Agradeça a sinceridade e a oportunidade que teve de ter esse feedback. E, se necessário, procure um consultor na área.

Respeite a opinião alheia

Com críticas improcedentes ou as chamadas críticas “destrutivas”, faça o máximo para não desrespeitar seu interlocutor, mas mantenha-se firme na sua trajetória. Não mude pela crítica negativa ou improcedente. Seja confiante. Quando for inevitável o enfrentamento, apenas apresente os argumentos necessários sem que isso lhe consuma demais. Lembre-se que você deve guardar energia para o seu trabalho.

Essas dicas valem para empreendedores, mas também para trabalhadores, executivos e estudantes. O conceito de empreender é o de realizar coisas importantes para a sociedade, portanto, você está dando algo e espera receber em troca. Errar faz parte do aprendizado e errar lhe dará também a oportunidade de acertar. Quando você acertar, seu acerto deve ser valorizado, principalmente, por você mesmo, que sabe quanto o sucesso custou.

Quer saber mais? Confira o Curso de Empreendedorismo do Cursos 24H!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos