O que é um headhunter?

Postado por Admincursos | 20 de outubro de 2016 | Deixe aqui seu comentário

O que é um headhunter?

Conheça o profissional que pode ser a chave para a sua contratação. Saiba qual é o papel de um headhunter e aprenda dicas para ser notado por ele!

Você já deve ter ouvido falar em histórias de profissionais que foram descobertos por alguém em um evento, curso ou feira e colocados em uma empresa para seguir uma carreira de sucesso. Essa pessoa que descobre os talentos e os encaminha para uma companhia é justamente o headhunter (“caçador de cabeças” em tradução direta).

Um headhunter é uma pessoa ou uma empresa especializada em identificar profissionais com as características desejadas para uma vaga em uma companhia e fazer o encaminhamento do candidato para lá, atuando como um mediador do processo. A remuneração do headhunter geralmente acontece por meio de uma porcentagem do salário inicial do candidato encaminhado por ele, por isso é fundamental que ele acerte na escolha e ajude a empresa a obter resultados.

Apesar de parecer uma função muito similar à de um recrutador, a maior diferença entre eles é o networking: o headhunter costuma ser muito bem relacionado e carrega consigo uma grande credibilidade entre os profissionais e as empresas do meio. Em consequência, esse profissional geralmente tem informações privilegiadas sobre o mercado de trabalho, conhecendo vagas sobre as quais você não fica sabendo por meio de sites de emprego.

Dicas para chamar atenção de um headhunter

Infelizmente, as vagas para empregos que ofereçam um excelente salário e ótimos benefícios são muito raras. Por isso, caso você tope com um headhunter, você não pode de forma alguma perder a chance de mostrar seus talentos para ele. Fique de olho nas dicas:

Seja visto!

Você já ouviu falar que os melhores negócios são feitos fora da empresa, certo? Justamente por isso, é importante que você circule em feiras e eventos relativos à sua área de atuação. Dar palestras, publicar artigos e ser citado por outras pessoas também conta muitos pontos, sendo mais importantes do que detalhar seus talentos em um currículo.

Aumente seu círculo e faça networking

Jamais perca a chance de aumentar seu círculo de relacionamentos. Hoje em dia, com a tendência de diversificação dentro das startups, muitas vezes as companhias estão em busca de talentos fora do padrão tradicional. Por isso, mesmo que aquela pessoa superinfluente pareça não ter nada a ver com a sua especialidade, vale a pena conhecê-la.
Além disso, saiba que é importante manter seu networking mesmo que você esteja empregado, pois nunca se sabe quando haverá um corte de funcionários – e também porque apostamos que você gostaria de ser lembrado caso surja uma vaga incrível justamente para o seu perfil.

Não adianta ligar para o headhunter

O nome da função não é à toa: o headhunter promove uma verdadeira caçada aos melhores talentos. Por isso, para que você realmente tenha chances de ser contratado, é ele quem deve entrar em contato com você. Por serem especialistas em identificar perfis com muito potencial, os headhunters é que costumam ir atrás dos candidatos – mesmo que estes estejam empregados. Inclusive, faz parte do papel deles convencer alguém a mudar de empresa.
Caso você se pegue telefonando ou mandando e-mails para um headhunter em busca de uma vaga, saiba que a melhor forma de chamar atenção dele é construindo sua carreira e sendo visto em ação.

Invista sempre na sua carreira

Já faz muito tempo que a graduação e a pós-graduação eram suficientes para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Mais do que nunca, você deve estar constantemente atualizado, seja participando de eventos ou complementando sua formação. Uma boa dica é recorrer a cursos online, que podem acrescentar desde habilidades específicas até um MBA no seu currículo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *